segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Sermão: Bênção ou Maldição - Evangelho é Obediência.

Domingo, 20/10/13, tivemos mais um culto muito abençoado na IMeL (Igreja Metodista Livre de Rio Preto).
O Pr. Júlio César L. Ronqui trouxe um sermão muito forte, sendo um alerta para nós, cristãos.

Tema: Bênção ou Maldição?
“Evangelho é obediência”

Liturgia:
1Samuel 12:14-16 NTLH
(14)  Tudo correrá bem para vocês se temerem o SENHOR, nosso Deus, se o adorarem, se o ouvirem, se obedecerem às suas ordens, e se vocês e o seu rei o seguirem. 
(15)  Porém, se não ouvirem o SENHOR e se desobedecerem às suas ordens, ele ficará contra vocês e contra o seu rei.
(16)  Fiquem agora onde estão e vocês verão que coisa maravilhosa o SENHOR vai fazer.
1Samuel 12:14-16 ARA
(14)  Se temerdes ao SENHOR, e o servirdes, e lhe atenderdes à voz, e não lhe fordes rebeldes ao mandado, e seguirdes o SENHOR, vosso Deus, tanto vós como o vosso rei que governa sobre vós, bem será.
(15)  Se, porém, não derdes ouvidos à voz do SENHOR, mas, antes, fordes rebeldes ao seu mandado, a mão do SENHOR será contra vós outros, como o foi contra vossos pais.
(16)  Ponde-vos também, agora, aqui e vede esta grande coisa que o SENHOR fará diante dos vossos olhos.
Essa passagem (perícope) nos mostra o momento em que os judaítas (hebreus, israelitas) pedem para Deus um Rei sobre eles. Os filhos de Samuel, Joel e Abias (1 Samuel 8:1-3) passaram a julgar as causas do povo, mas pela maldade no coração deles, acabavam praticando injustiças.
Assim, o povo de Israel pede um Rei para a nação (1 Samuel 8:4-5).

Saul é escolhido por Deus
A Bíblia relata que o jovem Saul, filho de Quis, da Tribo de Benjamim, foi atrás das jumentas de seu pai que haviam escapado (1 Samuel 9:3).
Assim que Saul encontra-se com o Profeta Samuel, na terra de Zufe, Deus se manifesta ao Profeta e um dia antes Ele já havia dito para Samuel sobre Saul. (1 Samuel 9:16)

SAMUEL NOS ENSINA QUATRO COISAS:
1) TEMER AO SENHOR
Cada vez menos temos visto pessoas com verdadeiro "temor" a Deus.
Hoje em dia, uma estratégia satânica tem tomado conta de muitos cristãos, os quais acham que Deus deve aceitá-los como são, e permanecerem assim.
Saiba de uma coisa, não há quem realmente se depare com o Evangelho e não sofra mudanças!
É preciso entendermos que Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre, Ele quer nosso respeito, temor, reverência, diligência, empenho e obediência.
2) ADORAR/SERVIR AO SENHOR
O Profeta Samuel nos ensina que devemos sempre adorar apenas ao Senhor, nosso Deus!
Tudo correrá bem, "se". Essa é a cláusula condicional para nossas vidas.
Se adorarmos ao Senhor! Por isso, chega de só reclamar.
Reclamam porque o Pastor acabou o culto mais tarde; reclamam se o irmão deu "Glória Deus"; reclamam porque a Igreja está com a temperatura muito quente! Está na hora de acordarmos e pararmos de praguejar contra nós mesmos!
Quando falamos de Deus, atualmente, até parece que Deus é o nosso servo! Uma vez que ouvimos muitos cristãos e "pastores" dizendo: "Eu determino isso, eu determino! Faça isso, faça aquilo!"
Misericórdia! Nós quem devemos servir ao Senhor.
3) OUVIR A VOZ DO SENHOR
É tão gostoso irmos ao culto e ouvirmos as "doces" palavras que tocam nosso ego! 
Óh, como é bom ouvir palavras de elogio, um sermão revigorante que fale justamente aquilo que você tanto queria fazer!!! 
Mas e quando a voz de Deus está te dizendo: "Você está errado!" "Mude a direção, óh, Israel, porque você sofrerá as consequências!"
Isso ninguém quer ouvir no culto de domingo. Saiba ouvir as verdades que Deus tem pra nós.
4) OBEDECER AO SENHOR/NÃO SER REBELDES
Se você até tem ouvido, ótimo. Continue ouvindo, mas se você não tem colocado em prática, o que adianta ouvir a voz de Deus.
O povo de Israel perecia, padecia, sofria porque não obedecia ao Senhor!
Nessa perícope que estamos estudando, o povo pediu um Rei para Deus, mas o Senhor não tinha planos para que Israel tivesse um Rei, visto que o próprio Deus era o seu guia!
Como as pessoas são rebeldes! "Não se faz mais cristão como antigamente?" (quem nunca ouviu essa frase!)
Tempos atrás, as pessoas permaneciam em sua Igreja, independente da situação, do problema. Hoje os cristãos são rebeldes, abandonam sua fé por qualquer coisa, ainda que insignificante que seja.

AINDA QUE VOCÊ ESTEJA SOFRENDO:
DEUS NOS DÁ UMA 2ª CHANCE!
1Samuel 12:20-22 NTLH
(20)  —Não fiquem com medo! —respondeu Samuel. —Embora vocês tenham feito uma coisa tão má, não deixem de adorar o SENHOR, nosso Deus, mas sirvam a ele com todo o coração.
(21)  Não andem atrás de deuses falsos. Eles não podem ajudar, nem salvar vocês, pois não são verdadeiros.
(22)  Deus, o SENHOR, pela honra do seu nome, prometeu que não vai abandoná-los, pois resolveu fazer com que vocês sejam o povo dele.
1Samuel 12:20-22 ARA
(20)  Então, disse Samuel ao povo: Não temais; tendes cometido todo este mal; no entanto, não vos desvieis de seguir o SENHOR, mas servi ao SENHOR de todo o vosso coração.
(21)  Não vos desvieis; pois seguiríeis coisas vãs, que nada aproveitam e tampouco vos podem livrar, porque vaidade são.
(22)  Pois o SENHOR, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo, porque aprouve ao SENHOR fazer-vos o seu povo.

Que maravilha, que bênção é o nosso Deus!
Em que pese nossa falta de zelo para com Ele, ainda sim nos dá uma outra chance!
Você hoje está tendo mais uma oportunidade de se redimir e buscar Deus enquanto pode achá-lo.

DEUS NÃO TE ABANDONOU,
ELE VAI TE ABENÇOAR PARA HONRAR O NOME DELE!
1Samuel 12:22-23 NTLH
(22)  Deus, o SENHOR, pela honra do seu nome, prometeu que não vai abandoná-los, pois resolveu fazer com que vocês sejam o povo dele.
 (23)  Quanto a mim, não deixarei de orar por vocês, pois do contrário estaria pecando contra o SENHOR. E eu lhes ensinarei o caminho bom e direito.
1Samuel 12:22-23 ARA
(22)  Pois o SENHOR, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo, porque aprouve ao SENHOR fazer-vos o seu povo.
(23)  Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito.
O PASTOR ENSINA O CAMINHO CERTO,
A IGREJA SÓ ENSINA BOAS COISAS!

Você sabe porque mesmo muitas pessoas estando no erro ou pecado, Deus continua ao lado delas, por causa que Ele honra o seu Santo Nome!
Deus honra o nome Dele! O pastor até ensina o caminho certo, ensina como o povo deve andar, mas cabe a cada um escolher entre o bem e o mal, entre fazer o que é certo e o que é errado.

SIRVA AO SENHOR!
HOJE AS IGREJAS PREGAM QUE DEUS VAI TE SERVIR!
(24)  Temam o SENHOR e sirvam a ele fielmente, com todo o coração. Lembrem das grandes coisas que ele fez por vocês.
(25)  Mas, se vocês continuarem a fazer o mal, certamente tanto vocês como o seu rei serão destruídos.
1Samuel 12:24-25 ARA
(24)  Tão-somente, pois, temei ao SENHOR e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas vos fez.
(25)  Se, porém, perseverardes em fazer o mal, perecereis, tanto vós como o vosso rei.

Se você continuar insistindo no seu erro, me desculpe, mas infelizmente, o seu caminho será a perdição.
Todos nós pereceremos, se não obedecermos ao Senhor, se não ouvirmos a sua voz!

Ao final da homilia foi solicitado que os irmãos lessem com muito temor:
(Levíticos 26)

3 comentários:

  1. OUÇA A VOZ DO SENHOR E ELE TUDO FARÁ CREIA NO SEU MARAVILHOSO NOME E TERÁS AS RESPOSTA DO SENHOR SHALON DEUS O ABENÇOE
    ANDRE

    ResponderExcluir
  2. Seminarista André Curtolo,

    obrigado por mais uma vez participar do nosso blog,
    concordo plenamente contigo, querido, devemos ouvir a voz de Deus,
    e por meio dela, teremos a resposta que vem do Senhor!

    aleluia.

    abraços,

    Prof. Júlio César L. Ronqui

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...