terça-feira, 8 de outubro de 2013

Sermão: Seriedade com Deus

Domingo, 06/10/13, tivemos mais uma reunião na IMeL - Igreja Metodista Livre - de Rio Preto.

O Pr. Júlio César Loureiro Ronqui trouxe um sermão reflexivo, com uma temática para análise profunda da nossa vida cristã.

Tema: Uma vida com seriedade diante de Deus
Evangelho é temor e respeito

Liturgia:
Daniel 5:1-6 NTLH
(1)  Certa noite, o rei Belsazar, da Babilônia, deu um banquete, convidou mil autoridades do país e começou a beber vinho com os convidados.
 (2)  Depois de beber bastante, mandou que trouxessem os copos de ouro e de prata que Nabucodonosor, o seu pai, havia tirado do Templo de Jerusalém. Belsazar queria os copos para que ele, os seus convidados de honra, as suas mulheres e as suas concubinas os usassem para beber vinho.
(3)  Trouxeram os copos de ouro e todos começaram a beber vinho neles
(4)  e a louvar os deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra.
(5)  De repente, apareceu a mão de um homem e ela começou a escrever na parede branca do salão do banquete, num lugar iluminado pela luz do candelabro. Ao ver a mão, o rei
(6)  não sabia o que pensar; ficou pálido de medo e começou a tremer da cabeça aos pés.
Daniel 5:1-6 ARA
(1)  O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes e bebeu vinho na presença dos mil.
(2)  Enquanto Belsazar bebia e apreciava o vinho, mandou trazer os utensílios de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai, tirara do templo, que estava em Jerusalém, para que neles bebessem o rei e os seus grandes, as suas mulheres e concubinas.
(3)  Então, trouxeram os utensílios de ouro, que foram tirados do templo da Casa de Deus que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus grandes e as suas mulheres e concubinas.
(4)  Beberam o vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra.
(5)  No mesmo instante, apareceram uns dedos de mão de homem e escreviam, defronte do candeeiro, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via os dedos que estavam escrevendo.
(6)  Então, se mudou o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro.


DANIEL INTERPRETA OS ESCRITOS
Daniel 5:22-28 NTLH
(22)  —E o senhor, ó rei Belsazar, filho de Nabucodonosor, sabia de tudo isso, mas mesmo assim não tem sido humilde.
(23)  Pelo contrário, o senhor desafiou o Rei do céu e mandou trazer os copos que foram tirados do Templo dele, a fim de que o senhor, os seus convidados de honra, as suas mulheres e as suas concubinas bebessem vinho neles. Além disso, o senhor deu louvores a deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem e não sabem nada. Mas o senhor não deu glória a Deus, aquele que tem o poder de matar ou de deixar viver e que decide tudo o que acontece com o senhor.
(24)  É por isso que ele mandou essa mão escrever na parede estas palavras:
(25)  MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM”.
(26)  —E agora a explicação. MENE quer dizer que Deus contou o número dos dias do reinado do senhor e resolveu terminá-lo.
(27)  TEQUEL quer dizer que o senhor foi pesado na balança e pesou muito pouco.
(28)  PERES quer dizer que o seu reino será dividido e entregue aos medos e aos persas.
Daniel 5:22-28 ARA
(22)  Tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que sabias tudo isto.
(23)  E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos os utensílios da casa dele perante ti, e tu, e os teus grandes, e as tuas mulheres, e as tuas concubinas bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida e todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.
(24)  Então, da parte dele foi enviada aquela mão que traçou esta escritura.
(25)  Esta, pois, é a escritura que se traçou: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM.
(26)  Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino e deu cabo dele.
(27)  TEQUEL: Pesado foste na balança e achado em falta.
(28)  PERES: Dividido foi o teu reino e dado aos medos e aos persas.

Quando ouvimos falar dessa história, muitas vezes damos ênfase em Daniel e sua fantástica interpretação espiritual dos escritos que a "mão" deixou na parede branca do salão, o que aterrorizou Belsazar.

Mas dessa vez, nosso foco recairá sobre o "regente" Belsazar (filho de Nabonido e neto de Nabucodonosor). Talvez você pergunte, mas na Bíblia foi consignado que ele era "filho" de Nabucodonosor, mas na realidade, na língua dos caldeus a palavra "pai" e "avô" eram iguais.

Belsazar, como podemos observar na perícope acima, além de violar os utensílios da casa de Deus (que foram roubados por seu avô, Nabucodonosor, quando da invasão em 573 a.C.) também adorou outros deuses com esses mesmos utensílios, profanando aquilo que era sagrado.

NÓS SOMOS O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO
1Coríntios 6:19 NTLH
(19)  Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus,
1Coríntios 6:19 ARA
(19)  Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

HOJE NÓS TEMOS PROFANADO A CASA DE DEUS

Muitos cristãos, infelizmente por culpa até mesmo de alguns pastores, tem profanado o Templo do Espírito Santo. Se nós somos o "templo", temos que cuidar do nosso corpo, do nosso coração, da nossa mente.

Quantos cristãos ainda acreditam em superstições, amuletos, pingentes, simpatias, rezas, horóscopos, cartas e tarôt e tantas outras coisas que desagradam ao Senhor!

Muitos crentes não tem levado a sério o Evangelho, se esquecem que o inferno é REAL, existe e está lá para todos os que aborrecem e abominam as coisas de Deus!

TEMOS LEVADO COM SERIEDADE AS COISAS DE DEUS?
Atos 5:5 ARA
(5) Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes.

Ah! Como precisamos de MAIS TEMOR! Nos tempos apostólicos (no início da era cristã - no séc. I d.C.), os cristãos eram perseguidos, maltradados, mortos e aniquilados pelos pagãos.

A fé, o amor, o carinho, a dedicação e a obediência demonstrada por esses homens e mulheres que viveram o início da fé cristã nos ensinam o temor a Deus.

O exemplo da desobediência de Ananias e sua esposa, Safira, que mentiram para os Apóstolos.

A bem da verdade, o fato pelo qual vos chamo atenção, não está no dízimo encoberto por ambos, mas na questão de sua desobediência e sua morte!

Hoje as pessoas não morrem fisicamente, como foi com Ananias e Safira, mas MORREM ESPIRITUALMENTE, ficam secas por dentro (sepulcros caiados), porque não tem o temor a Deus.

REI JOSAFÁ – JUDÁ
Estabelece Juízes
2Crônicas 19:7 ARA
(7)  Agora, pois, seja o temor do SENHOR convosco; tomai cuidado e fazei-o, porque não há no SENHOR, nosso Deus, injustiça, nem parcialidade, nem aceita ele suborno.

O rei de Judá, Josafá, nos mostra como devemos andar, como servos de Deus, imparciais, justos, não aceitando suborno!

Quando vemos o mundo, especialmente o Brasil, podemos dizer - falta o TEMOR DE DEUS!

Se nossos políticos soubessem que Deus é justo, não roubariam do povo tão pobre!

Se nós, cidadãos e cristãos, tivéssemos consciência da importância de sermos justos, com certeza, o Brasil seria um lugar muito melhor.

O que falta para nós é respeito com as coisas de Deus. Tem muitas pessoas BRINCANDO DE SER CRENTE. 

Pecam hoje, pecam amanhã, pecam depois de amanhã, acreditando que Deus as perdoa e nenhuma conseqüência há em suas atitudes pecaminosas - ledo engano.

Na realidade, Deus quer um povo santo! Deus quer que sejamos santos!

VIVA NO TEMOR DO SENHOR!
VIVA NA OBEDIÊNCIA DE DEUS!
FAÇA O MELHOR PARA DEUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...