terça-feira, 15 de outubro de 2013

Sermão: Não deixe frustarem seus sonhos!

Domingo, 13/10/13, tivemos mais uma reunião da família na IMeL - Igreja Metodista Livre de Rio Preto.

O Pr. Júlio César trouxe uma mensagem muito edificante.

Tema: Nada pode frustrar seus sonhos

Liturgia:
Esdras 1:2-3 NTLH
(2)  “Eu, Ciro, rei da Pérsia, declaro o seguinte: O SENHOR, o Deus do céu, me fez governador do mundo inteiro e me encarregou de construir para ele um templo em Jerusalém, na região de Judá.
(3)  Que Deus esteja com todos vocês que são o seu povo! Vão a Jerusalém para construir de novo o Templo do SENHOR, o Deus de Israel, o Deus que é adorado em Jerusalém.
 Esdras 1:2-3 ARA
(2)  Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém de Judá.
(3)  Quem dentre vós é, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém de Judá e edifique a Casa do SENHOR, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém.

REI CIRO
Cerca de dois anos depois de Nabucodonosor levar cativos os judaítas (hebreus) para a Babilônia (538 a.C.), o Rei persa, Ciro, acabou autorizando os judaítas a retornarem a Jerusalém e reconstruirem o Templo que havia sido destruído e saqueado.

Curiosidades:
a) para alguns doutrinadores o Rei Ciro seria filho da Rainha Ester (judia), que foi ensinado por Mardoqueu e Neemias;
b) a palavra "Ciro" em persa antigo significa "Kuruš" ou "Koroush" que nada mais é que "Deus do Sol", "trono", "rei".

O Rei Ciro nomeia Zorobabel (em hebraico, o termo “Zorobabel” significa “Semente de Babel”. Em aramaico, tem o significado de: “Descendente de Babel” - Ageu 2.20-23) como Governador da região de Judá, para coordenar os exilados ao seu retorno, bem como organizar a reconstrução do Templo.

1) DEUS DESPERTA UM SONHO EM VOCÊ
Mateus 9:20-21 ARA
(20)  E eis que uma mulher, que durante doze anos vinha padecendo de uma hemorragia, veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste;
(21)  porque dizia consigo mesma: Se eu apenas lhe tocar a veste, ficarei curada.

Quando temos um objetivo (um projeto), ele nasce no nosso coração. Deus desperta em nós esse sonho. Ele nos levanta para conquistarmos nosso sonho!

A mulher que sofria de fluxo de sangue há 12 anos sabia de uma coisa, se ela simplesmente tocasse em Jesus, conseguiria ser curada! Deus plantou no coração daquela mulher um objetivo.

2) VOCÊ TOMA UMA ATITUDE/AÇÃO
Lucas 19:2-4 ARA
(2)  Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico,
(3)  procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura.
(4)  Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar.

Da mesma forma que Zaqueu, Deus nos capacita para tomarmos atitudes, ainda que muitas vezes sejam atitudes que aos nossos olhos não nos pareçam tão claras.

Zaqueu correndo e subindo numa árvore não era algo comum, podemos até dizer que seria algo humilhante, mas foi assim que ele chamou a atenção de Cristo.

3) INIMIGO VAI TENTAR TE ENGANAR
Esdras 4:1-2 NTLH
(1)  Os inimigos das tribos de Judá e Benjamim souberam que os que haviam voltado da Babilônia estavam construindo de novo o Templo do SENHOR, o Deus de Israel.
(2)  Então foram falar com Zorobabel e com os chefes das famílias. Disseram o seguinte: —Queremos construir o Templo junto com vocês. Nós adoramos o mesmo Deus que vocês e temos oferecido sacrifícios a ele desde o tempo de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos mandou morar aqui.
Esdras 4:1-2 ARA
(1)  Ouvindo os adversários de Judá e Benjamim que os que voltaram do cativeiro edificavam o templo ao SENHOR, Deus de Israel,
(2)  chegaram-se a Zorobabel e aos cabeças de famílias e lhes disseram: Deixai-nos edificar convosco, porque, como vós, buscaremos a vosso Deus; como também já lhe sacrificamos desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos fez subir para aqui.

Muitas vezes durante nossa caminhada, o inimigo envia propostas para alcançarmos nossos objetivos de forma mais fácil.

Não se esqueça: ATALHOS NEM SEMPRE SÃO BEM VINDOS!

Deus trabalha conosco no dia-a-dia, no cotidiano, é o tempo que vai nos moldar e nos garantir a vitória. Não ceda às tentações, não desvirtue seu foco!

4) PESSOAS VÃO SE LEVANTAR CONTRA
Esdras 4:11-13 NTLH
(11)  A carta continuava assim: “Ao rei Artaxerxes, os seus servidores da província do Eufrates-Oeste escrevem o que segue:
(12)  “Ó rei, levamos ao seu conhecimento que os judeus que o senhor mandou para cá chegaram a Jerusalém e estão construindo de novo essa cidade rebelde e má.começaram a levantar as muralhas e logo vão acabar esse trabalho.
(13)  É bom que o rei também saiba que, se essa cidade for reconstruída, e se as suas muralhas forem levantadas de novo, essa gente não vai querer pagar nenhum imposto nem taxas, e por causa disso o rei terá muito prejuízo.
Esdras 4:11-13 ARA
(11)  Eis o teor da carta endereçada ao rei Artaxerxes:
(12)  Teus servos, os homens daquém do Eufrates e em tal tempo. Seja do conhecimento do rei que os judeus que subiram de ti vieram a nós a Jerusalém. Eles estão reedificando aquela rebelde e malvada cidade e vão restaurando os seus muros e reparando os seus fundamentos.
(13)  Saiba ainda o rei que, se aquela cidade se reedificar, e os muros se restaurarem, eles não pagarão os direitos, os impostos e os pedágios e assim causarão prejuízos ao rei.

Conseguiram por fim paralisar a reconstrução do Templo por quase dois anos! Obra do inimigo. Muitas vezes em nossa caminhada situações aparecerão tentando frustar nossos sonhos.

5) ÀS VEZES VEMOS O SONHO PERDIDO
Esdras 4:23-24 NTLH
(23)  A carta do rei Artaxerxes foi lida para Reum, para Sinsai e para os seus companheiros. Então todos eles foram imediatamente a Jerusalém e, ameaçando os israelitas com armas, os obrigaram a parar as obras.
(24)  O trabalho da construção do Templo havia sido interrompido e tinha continuado parado até o segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia.
Esdras 4:23-24 ARA
(23)  Depois de lida a cópia da carta do rei Artaxerxes perante Reum, Sinsai, o escrivão, e seus companheiros, foram eles apressadamente a Jerusalém, aos judeus, e, de mão armada, os forçaram a parar com a obra.
(24)  Cessou, pois, a obra da Casa de Deus, a qual estava em Jerusalém; e isso até ao segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia.

Mesmo com as obras paralisadas, o povo não desistiu! Você deve insistir em seu sonho. Em que pese os obstáculos, em que pese as dificuldades, você deve continuar.

6) OUÇA A VOZ DO PROFETA
Esdras 5:1-2 NTLH
(1)  O profeta Ageu e o profeta Zacarias, filho de Ido, começaram a dar aos israelitas que estavam em Judá e em Jerusalém mensagens que haviam recebido do Deus de Israel.
(2)  Zorobabel, filho de Salatiel, e Josué, filho de Jozadaque, ouviram as mensagens. Então começaram a reconstruir o Templo de Jerusalém, e os dois profetas os ajudavam.
Esdras 5:1-2 ARA
(1)  Ora, os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém, em nome do Deus de Israel, cujo Espírito estava com eles.
(2)  Então, se dispuseram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesua, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a Casa de Deus, a qual está em Jerusalém; e, com eles, os referidos profetas de Deus, que os ajudavam.

Deus fala através da Bíblia Sagrada! Não é preciso mais Ageu e nem Zacarias te motivar, sabe por quê? Porque Deus já nos deixou seus escritos sagrados que nos ensinam a perseverar e vencer!

Curiosidades:
A reconstrução começou 2 anos após cativeiro Babilônia, no ano do Rei Ciro (reinou 9 anos). Depois veio o reinado de Cambises  e por fim Dario I (que reinou 3 anos).
TOTAL de aproximadamente 20 ANOS DE RECONSTRUÇÃO!

Esdras 6:15 NTLH
(15)  Acabaram a construção do Templo no dia três do mês de adar, no sexto ano do reinado de Dario.

NÃO IMPORTA O TEMPO QUE LEVE
NÃO IMPORTA QUANTOS OBSTÁCULOS
NÃO IMPORTA O SACRIFÍCIO
OS SONHOS DE DEUS NINGUÉM INTERROMPE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...