quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Arqueologia - Sudário de Turim possui presença de radiação

Matéria veiculada no tablóide digital The Christian Post, na edição de 21/10/13.

Radiação no Sudário de Turim pode ser pista para a ressurreição de Jesus

Estudo traz novas descobertas importantes sobre o Santo Sudário de Turim


 O historiador e apologista evangélico Gary Habermas abriu um importante debate, em uma apresentação recente nos EUA, sobre o Santo Sudário de Turim, peça de linho que teria coberto Jesus Cristo após sua morte.

O Dr. Gary Habermas é Professor da cadeira de Filosofia e Teologia na Universidade "Liberty", na cidade de Lynchburg, no Estado da Virgínia, EUA.

Apesar de não dar plena certeza de que as marcas do rosto de um homem no Sudário são realmente de Jesus, Habermas relata que foram feitas descobertas recentes por meio de um estudo, que apontam que é possível observar dentes e a presença de radiação, que dariam pistas da ressurreição de Cristo.

No fim da década de 1980 foram efetuados testes de radiocarbono que levantavam a tese de que o Santo Sudário seria uma falsificação da Idade Média, possivelmente produzida entre os anos de 1260 e 1390. Contudo, mais tarde, teria se chegado a conclusão de que não havia tecnologia disponível naquela época para tal resultado.

Já no início de 2013, foram efetuados novos estudos na peça de linho, para enfim constatar que o Sudário poderia ser proveniente de algum lugar entre 280 a.C. e 220 d.C., em torno do que seria justamente a época em que Jesus passou pela Terra.

Habermas, que se especializa na investigação sobre a ressurreição de Jesus há mais de quarenta anos, argumentou que algumas coisas são amplamente aceitas sobre o Sudário, ou seja, que ele realmente possui uma idade secular, e que definitivamente não é uma pintura, pois não há vestígios de corantes ou pigmentos e as manchas de sangue presentes no pano já foram verificadas como autênticas.

Para completar, outros pormenores preciosos firmam ainda mais a veracidade do pano, como sinais de sangue de possíveis ferimentos na cabeça, pulsos, e barba, marcas de supostas armas da época e vestígios de sujeira sobre os pés.

Quer ler mais, acesse a fonte - Christian Post.

Quer conhecer o site do Professor Gary Habermas, clique aqui.

2 comentários:

  1. Sobre a questão do sudário (santo ),eu venho analisando alguns estudos,e chego a conclusão de que é um objeto de uma polemica sem fim,devido aos interesses,correlacionados a peça.É um interesse que move fortes economias,como imprensa turismo e incentiva a idolatria....Independende da fonte ,a tecnologia radiotiva consegue com precisão,uma data aproximada,e eu fico com a data da idade média onde fontes afirmaram que o sudário é uma fraude...Obs...vi esta programação na Discovery chanel,sobre o assunto...Paz de Cristo amados e obrigado Pr.Julio Ronqui....

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz, Pr. Muhamad,

    que bênção ver seu comentário aqui.

    Em parte o senhor tem realmente razão, há muita especulação sobre o assunto e a datação correta mesmo do material é muito controversa até os dias de hoje.

    abraços.

    Prof. Júlio Ronqui

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...