sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Sermão: O Preço do Evangelho

Quarta-feira, 18/09/13, tivemos mais uma noite de Estudo Bíblico na IMeL (Igreja Metodista Livre) de Rio Preto.

O Pr. Júlio César trouxe um tema que "não é tão comum" ser pregado nos dias de hoje nas Igrejas.

tema: O PREÇO DO EVANGELHO
Evangelho é diaconia.

Liturgia:
 2Coríntios 6:1-11 NTLH
(1) Portanto, nós, como companheiros de trabalho no serviço de Deus, pedimos o seguinte: não deixem que fique sem proveito a graça de Deus, a qual vocês receberam.
(2) Escutem o que Deus diz: “Quando chegou o tempo de mostrar a minha bondade, eu atendi o seu pedido e o socorri quando chegou o dia da salvação. ” Escutem! Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo.
(3) Não queremos que alguém ache defeito no nosso trabalho e por isso fazemos o possível para não atrapalhar ninguém.
(4) Pelo contrário, em tudo mostramos que somos servos de Deus, suportando com muita paciência as aflições, os sofrimentos e as dificuldades.

(5) Temos sido chicoteados, presos e agredidos nas agitações populares. Temos trabalhado demais, temos ficado sem dormir e sem comer.
(6) Por meio da nossa pureza, conhecimento, paciência e delicadeza, mostramos que somos servos de Deus. Por meio do Espírito Santo, temos mostrado isso pelo nosso amor verdadeiro,
(7) pela mensagem da verdade e pelo poder de Deus. Por vivermos em obediência à vontade de Deus, temos as armas que usamos tanto para atacar como para nos defender.
(8) Somos elogiados e caluniados; alguns nos insultam, outros falam bem de nós. Somos tratados como mentirosos, mas falamos a verdade;
(9) somos tratados como desconhecidos, embora sejamos bem conhecidos de todos; somos tratados como se estivéssemos mortos, mas, como vocês estão vendo, continuamos vivos. Temos sido castigados, mas não fomos mortos.
(10) Às vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas pessoas. Parece que não temos nada, mas na verdade possuímos tudo.
(11) Queridos amigos de Corinto, temos falado francamente e temos aberto completamente o nosso coração para vocês.

2Coríntios 6:1-11 ARA
(1) E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus
(2) ( porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação );
(3) não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o ministério não seja censurado.
(4) Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias,
(5) nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns,
(6) na pureza, no saber, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido,
(7) na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer defensivas;
(8) por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros;
(9) como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos;
(10) entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.
(11) Para vós outros, ó coríntios, abrem-se os nossos lábios, e alarga-se o nosso coração
.

Hoje vemos alguns pregadores fervorosos, cheios de "teologia", s.m.j., cristãos "mal acostumados" que só pregam o que está em seu coração.

Os fiéis - "crentes" - se acostumaram a isso e, usam a Igreja como um local apenas de "recreação"!

A Igreja não é um lugar para passarmos um "tempinho" com Deus - mas sim - um local de MUDANÇA e SERVIÇO.

A palavra "diaconia" vem do verbo "diácono" que em grego significa:

διάκονος - diakonos = atendente, serviçal, garçom, ajudante (Dicionário Strong G1249).

A perícope acima do Apóstolo Paulo retrata bem isso, ser cristão é abdicar-se de sua própria vida!

Vejamos alguns pontos importantes:


11) Não deixem que fique sem proveito a graça de Deus
Nós temos que aproveitar em tudo a graça do nosso Jesus. Não desperdice os momentos em sua vida, os quais Deus lhe dá.

22) Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade
Como o Profeta Isaías diz: “é tempo de buscarmos Deus”, porque haverá um dia em que muitos o buscarão, mas será tarde demais. É hoje o dia da salvação!

33) Suportando com muita paciência as aflições, os sofrimentos e as dificuldades
Essa parte é muito difícil. Quem hoje quer passar aflição? Quem hoje quer passar sofrimento por amor a Cristo? Os cristãos do primeiro século tinham plena consciência disso – amar a Cristo era ser odiado e perseguido pelo mundo.

44) Temos trabalhado demais, temos ficado sem dormir e sem comer.
Veja como o Apóstolo estava cansado. Hoje o cristão não consegue mais evangelizar, entregar um jornal, falar do amor de Deus, porque está cansado! O Apóstolo que realmente estava fadigado, não nós. O que fazemos ainda é pouco, perto do que aqueles homens e mulheres fizeram.

55) Por meio da nossa pureza, conhecimento, paciência e delicadeza, mostramos que somos servos de Deus
Como as pessoas sabem que você é servo de Deus? Como as pessoas sabem que você é “cristão”? Pelo adesivo no seu carro? Por falar “misericórdia”? Mas você demonstra misericórdia? Preste atenção, querido(a) como você demonstra sua espiritualidade, como as pessoas vêem Deus em sua vida!

66) Temos as armas
Infelizmente hoje vemos tantas tragédias cometidas por “religiosos fundamentalistas e extremistas” – nada disso Deus anseia. As armas que o Apóstolo Paulo nos fala são PALAVRA DE DEUS e a ORAÇÃO. O crente deve aprender a manejar bem as duas.

77) Somos elogiados e caluniados
Nesse versículo 8 em diante, Paulo começa um dualismo (divisão em dois princípios básicos, antagônicos e dessemelhantes – ex: bem/mal). Ele fala que ao mesmo tempo em que eram elogiados eram caluniados! Como isso? Até hoje os cristãos passam por aflições, mas como Cristo disse: “tenhamos bom ânimo!”.

88) Somos tratados como mentirosos, mas falamos a verdade
Mais um dualismo paulino, onde a própria verdade era transformada em “mentira” pelos homens.

99) Temos sido castigados, mas não fomos mortos. 
Embora sofrendo castigos, o Apóstolo explica que continuava de pé! Não estava morto.

110) Às vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres.
Outro exemplo do dualismo paulino.

111) Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas pessoas
Como o Evangelho é abençoador. Muitas vezes Deus age na simplicidade das pessoas, abençoando outros,enriquecendo outros – não com metais – mas uma fartura espiritual (alegria, paz, gozo, tranqüilidade, confiança, segurança).

112) Parece que não temos nada, mas na verdade possuímos tudo.
Nós cristãos temos tudo! Aprenda isso. Temos tudo no Senhor Jesus.

113) Temos falado francamente e temos aberto completamente o nosso coração para vocês.
Quando vamos à Igreja precisamos abrir nosso coração para Deus. Abrir nosso entendimento para compreensão dos desígnios celestes.


DEUS quer abençoar sua vida. Entregue-se a Ele. Viva um cristianismo real e verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...