segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Esboço: Não julgueis para não serdes julgados

Quarta-feira, dia 28/08/13, tivemos mais uma reunião na IMeL Rio Preto, espantando o frio.

O Pr. Júlio César trouxe um sermão muito forte, a respeito do pré-conceito.

Tema: Não julgueis para que não sejais julgados

Liturgia:
Mateus 7:1-5 NTLH
(1)  Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus.
 (2)  Porque Deus julgará vocês do mesmo modo que vocês julgarem os outros e usará com vocês a mesma medida que vocês usarem para medir os outros.
(3)  Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho?
(4)  Como é que você pode dizer ao seu irmão: “Me deixe tirar esse cisco do seu olho”, quando você está com uma trave no seu próprio olho?
(5)  Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão.
Mateus 7:1-5 ARA
(1)  Não julgueis, para que não sejais julgados.
(2)  Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.
(3)  Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?
(4)  Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?
(5)  Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.

COM A MESMA MEDIDA QUE VOCÊ MEDIR VOCÊ SERÁ JULGADO!

NOSSA REAÇÃO É SEMPRE JULGAR
Por causa da nossa natureza do pecado
Gênesis 3:11-12 NTLH
(11)  Aí Deus perguntou: —E quem foi que lhe disse que você estava nu? Por acaso você comeu a fruta da árvore que eu o proibi de comer?
(12)  O homem disse: —A mulher que me deste para ser a minha companheira me deu a fruta, e eu comi.
Gênesis 3:11-12 ARA
(11)  Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?
(12)  Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.

POR QUE É TÃO FÁCIL LEVANTAR ACUSAÇÃO?
João 8:7 ARA
(7)  Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.

CRISTO VEIO PARA SALVAR
João 12:47  Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo.

NEM VOCÊ MESMO PODE SE JULGAR
1João 3:20-22 NTLH
(20)  Pois, se o nosso coração nos condena, sabemos que Deus é maior do que o nosso coração e conhece tudo.
(21)  Portanto, meus queridos amigos, se o nosso coração não nos condena, temos coragem na presença de Deus.
(22)  Recebemos dele tudo o que pedimos porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que agrada a ele.
1João 3:20-22 ARA
(20)  pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.
(21)  Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus;
(22)  e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável.

VOCÊ É JUSTIFICADO POR DEUS!
Romanos 8:31-33 NTLH
(31)  Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém!
(32)  Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas?
(33)  Quem acusará aqueles que Deus escolheu? Ninguém! Porque o próprio Deus declara que eles não são culpados.
Romanos 8:31-33 ARA
(31)  Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
(32)  Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
(33)  Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.

2 comentários:

  1. NÃO DEVO JUGAR a NINGUÉM para não pagar dividas
    a DEUS e o pecado da carne que é fraco e não sermos jugados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. igrejas,
      Seminarista Andre Curtolo,

      bom dia,

      de fato vc tem razão, o julgamento que fazemos traz consequências em nossas vidas.

      abraços
      Prof. Júlio César

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...