Em 28 de Dezembro de 1895, os irmãos Lumière fizeram o lançamento oficial do "cinematógrafo" em Paris, no Grand Café, avenida dos Capucines. Foi a primeira exibição comercial do cinematógrafo. A máquina não foi comercializada pelos seus criadores e cedo surgiram, tanto na França como na Inglaterra, nos E.U.A. e noutros países, réplicas do invento.
O cinematógrafo é considerado geralmente como um aperfeiçoamento feito pelos irmãos Lumière do cinetoscópio de Thomas Edison. No entanto, a invenção original teria sido inventada pelo francês Léon Bouly em 1895. Bouly teria perdido a patente, de novo registada pelos Lumière, a 13 de Fevereiro de 1895.
O cinematógrafo caracteriza-se por ser um aparelho híbrido, associando as funções de máquina de filmar, de revelação de película e de projecção, ao contrário de outros aparelhos que dele derivaram, como a câmara com funções exclusivas de captação de imagem e o projector de cinema, capaz de reproduzir essas imagens sobre uma superfície branca e lisa.
No dia 28 de Dezembro de 1895, pode-se dizer que foi oficialmente o lançamento de uma das máquinas que mais impressionaram a capacidade humana, trazendo cultura e entretenimento até os dias de hoje.
Quer saber mais, acesse o Wikipédia, clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário