quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Sermão: O fardo que podemos suportar

 Ontem, quarta-feira, 20/11/13, tivemos mais uma reunião na IMeL (Igreja Metodista Livre) de Rio Preto.

O Pr. Júlio César trouxe um tema motivador e inspirador para nossas vidas, sobre as tribulações e problemas da vida humana.

Tema: O fardo que podemos suportar

Liturgia:
1Coríntios 10:13 NTLH
(13)  As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.
1Coríntios 10:13 ARA
(13)  Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.

Em que pese o Apóstolo Paulo, nessa perícope acima, fazer referência sobre o pecado (tentação), vamos espiritualizar a palavra e visualizar como "tribulação".

Deus não permite que situações (problemas, obstáculos, barreiras, más notícias) cheguem até nós, as quais não teríamos condições de suportá-las.

Você pode ter certeza que o problema pelo qual passamos, Deus sabe perfeitamente que temos condições (psíquicas, espirituais e físicas) para suportá-lo.

Nada sobrevém ao cristão (aquele que está em Cristo, genuinamente salvo, vivendo plenamente o Evangelho e gozando da posição de "filho de Deus") que ele não possa suportar ou aguentar.

Ainda que sejam momentos de dor, tristeza, dificuldade, que olhamos e vemos realmente não dá mais, temos até vontade de parar tudo, MAS NÃO SE ESQUEÇA - Deus acredita em nós! Aleluia!

DEUS NOS DÁ FORÇA PARA AJUDARMOS O PRÓXIMO
Romanos 15:1-6 ARA
(1)  Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos.
(2)  Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação.
(3)  Porque também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito: As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim.
(4)  Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.
(5)  Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus,
(6)  para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

Você, querido(a) leitor(a) pode ter plena convicção, que Deus nos dá o suporte, a estrutura, a força, o conforto, o alento, para também sermos instrumento de bênção na vida do próximo.

É fácil criticarmos, é fácil apontarmos o dedo, mas Jesus nos ensina diferente. Sejamos bênção na vida do irmão(ã) que está ao nosso lado.

Se ele(a) está com dificuldades, seja você usado por Deus para abençoá-lo(a)!!

SEJA FIRME E PERSEVERANTE
Tiago 5:11 ARA
(11)  Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.

Que não seja na primeira pedrada que você leva na cabeça que o fará desistir!
Que não seja o primeiro obstáculo que você encontrar pela frente que o fará parar!

Não querido(a) irmão(ã)! Seja firme.

Sua fé deve estar convicta e firmada na Rocha - que é Jesus!

O Apóstolo Tiago nos ensina no exemplo acima através da vida de Jó, um homem que tinha de tudo (esposa, filhos e filhas, bens, servos e servas, propriedades, riquezas, bonança - tudo!), mas que de repente perdeu tudo!

Será que Jó abandonou tudo e jogou de "pernas para o ar" sua fé? Ele apostatou suas crenças?

Não, pelo contrário, Jó permaneceu fiel ao seu Deus, porque ele sabia que a salvação vem do Senhor.

Por isso, não desista de seu sonho, não desista em andar com Deus, em Cristo Jesus você já é mais que vencedor. Aleluia!

2 comentários:

  1. Podemos suportar de tudo o mal do homem é a carne ele acha que nada ele pode fazer mas DEUS NOS DEU FORÇA PARA SUPORTAR OS PROBLEMAS É SÓ CRER ACREDITAR E ENFRENTAR AS BATALHAS E SEGUIR O DIA A DIA DE SUA VIDA COM CRISTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seminarista Andre Curtolo,
      graça e paz,

      que bom ver novamente seu comentário aqui.

      vc tem razão, só Deus para nos dar forças para suportarmos o dia-a-dia, Jesus disse: "o meu fardo é leve e suave"!....

      abraços

      Prof. Julio Ronqui

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...