segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Domingo: Santa Ceia (Eucaristia)

Ontem, domingo, 13/01/13 tivemos a primeira Santa Ceia do Senhor na IMeL de Rio Preto.

O Pr. Júlio César falou a respeito de um tema muito importante: A Santa Ceia e suas implicações

TEMA: SANTA CEIA

Eucaristia (em grego: εὐχαριστία - "reconhecimento", "ação de graças")
Também é denominada "comunhão", "ceia do Senhor" e "refeição noturna do Senhor".

Liturgia:
João 6:50-58 NTLH
(50)  Aqui está o pão que desce do céu; e quem comer desse pão nunca morrerá.
(51)  Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne.
(52)  Aí eles começaram a discutir entre si. E perguntavam: —Como é que este homem pode dar a sua própria carne para a gente comer?
(53)  Então Jesus disse: —Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, vocês não terão vida.
(54)  Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
(55)  Pois a minha carne é a comida verdadeira, e o meu sangue é a bebida verdadeira.
(56)  Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim, e eu vivo nele.
(57)  O Pai, que tem a vida, foi quem me enviou, e por causa dele eu tenho a vida. Assim, também, quem se alimenta de mim terá vida por minha causa.
(58)  Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que os antepassados de vocês comeram e mesmo assim morreram. Quem come deste pão viverá para sempre.
João 6:50-58 ARA
(50)  Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça.
(51)  Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.
(52)  Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como pode este dar-nos a comer a sua própria carne?
(53)  Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos.
(54)  Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
(55)  Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida.
(56)  Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele.
(57)  Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá.
(58)  Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente.


Livro de Disciplina 2011
§8100 Que todos(as) os(as) nossos(as) pastores(as) ordenados(as) tomem o devido cuidado de não permitir a qualquer pessoa reconhecidamente vivendo uma vida imoral, ou praticante de atos repreensíveis, participe da mesa do Senhor entre nós, até que dê evidências satisfatórias de arrependimento e mudança de vida.
Todas as pessoas devidamente incluídas no convite geral poderão tomar a Ceia do Senhor entre nós.

O QUE SIGNIFICA SANTA CEIA
-Momento de reflexão
-Momento de perdão
-Comunhão com Cristo e a Igreja
-Relembra a morte de Cristo
-Relembra a ressurreição de Cristo
-Conduz para a vida eterna

O QUE É ESSENCIAL NA CEIA:
-FÉ EM CRISTO
-SE ARREPENDER e
-SER BATIZADO

CEIA
1Coríntios 11:23-30 NTLH
(23)  Porque eu recebi do Senhor este ensinamento que passei para vocês: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou o pão
(24)  e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e disse: “Isto é o meu corpo, que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim. ”
(25)  Assim também, depois do jantar, ele pegou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue. Cada vez que vocês beberem deste cálice, façam isso em memória de mim. ”
(26)  De maneira que, cada vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.
(27)  Por isso aquele que comer do pão do Senhor ou beber do seu cálice de modo que ofenda a honra do Senhor estará pecando contra o corpo e o sangue do Senhor.
(28)  Portanto, que cada um examine a sua consciência e então coma do pão e beba do cálice.
(29)  Pois, a pessoa que comer do pão ou beber do cálice sem reconhecer que se trata do corpo do Senhor, estará sendo julgada ao comer e beber para o seu próprio castigo.
(30)  É por isso que muitos de vocês estão doentes e fracos, e alguns já morreram.

REFLEXÃO:

O Pr. Júlio César, através desse sermão edificante, nos levou a pensar e raciocinar se: REALMENTE TEMOS LEVADO A SÉRIO A CEIA DO SENHOR?

Como você tem agido em sua vida cristã? Essa reflexão deve ser diária, momentânea.

Cristo nos chama para uma transformação. Uma nova vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...