Hoje, é lembrado que William Wallace, que liderou a resistência escocesa à Inglaterra, foi capturado pelos ingleses perto de Glasgow e transportado para Londres para julgamento e execução.
Wallace venceu o exército de Eduardo I de Inglaterra na batalha conhecida como "Batalha da ponte de Stirling" ou "Stirling Bridge".
Pouco depois de sua terrível execução, a independência da Escócia pôde ser restabelecida por Robert the Bruce. Sua participação foi decisiva na Guerra da Independência Escocesa, quando a monarquia, em decorrência dos conflitos incessantes entre os clãs, viu as tropas de Eduardo I avançarem para a total subjugação do reino. Wallace venceu os ingleses em várias batalhas, culminado com o nascimento do Estado escocês.
Tornou-se muito conhecido após ser biografado no filme Braveheart (Coração Valente - no Brasil ou O Desafio do Guerreiro - em Portugal), dirigido e estrelado por Mel Gibson. William Wallace é, certamente, um herói para os escoceses.
Curiosidades sobre Wallace:
Wallace aparece em uma campanha do jogo Age of Empires II, no jogo Medieval 2: Total War, no jogo de cartas Anachronism e no filme Coração Valente, vencedor de 5 Oscars no ano de 1996, incluindo melhor filme.
O filme foi vencedor de cinco Oscars no ano de 1996, incluindo melhor filme, além de inúmeros prêmios internacionais. Porém, a produção é repleta de faltas e anacronismos como, por exemplo, a relação entre Wallace e a princesa Isabel. Isso não poderia ter acontecido, já que ela só passou a viver na Inglaterra três anos depois da morte de Wallace. O rei Eduardo I, morreu três anos após Wallace, numa batalha e não da forma retratada no filme.
Wallace falava várias línguas e era um homem culto, o que também foi bem retratado no filme. Por essa razão, alguns historiadores consideram que ele (e sua esposa, Marian) deveria fazer parte da aristocracia local, e não seria o homem simples mostrado no filme.
Quer saber mais sobre a história e vida de William Wallace, clique aqui.
NEM TODOS DÃO VIDA PELOS SEUS IDEAIS. WILLIAM WILLACE,ESTE LUTOU PARA LIBERDADE DE SEU POVO, MORREU POR AQUILO QUE ACREDITAVA SER O MELHOR PARA A NAÇÃO,DEU VIDA PELA LIBERDADE DE SEU POVO. VALDECYR CUSTODIO CACP A
ResponderExcluirSeminarista Valdecyr,
ResponderExcluirpaz, querido,
agradecemos seu comentário,
e vc tem toda razão,
Willian estava decidido por seu ideal,
ainda que lhe custasse a vida,
será que hoje temos esse ideal por Jesus?
abraços
Prof. Pr. Júlio César L. Ronqui