Ontem durante a aula no CACP, falei com os alunos sobre o Massacre da noite de São Bartolomeu.Ocorreu em 24 de Agosto de 1572 na França.
O massacre da noite de São Bartolomeu ou a noite de São Bartolomeu, foi um episódio sangrento na repressão aos protestantes na França pelos reis franceses, que eram católicos.
Esse genocídio aconteceu em 23 e 24 de agosto de 1572, em Paris, no dia de São Bartolomeu.
A matança, organizada pela Casa real francesa, começou em 24 de Agosto de 1572 e durou vários meses, inicialmente em Paris e depois em outras cidades francesas, vitimando entre 30 mil e 100 mil protestantes franceses (chamados huguenotes).
Nas primeiras horas da madrugada de 24 de agosto, o dia de São Bartolomeu, dezenas de líderes huguenotes foram assassinados em Paris, numa série coordenada de ataques planejados pela família real.
Este foi o sinal inicial para um massacre mais vasto. Começando em 24 de Agosto e durando até Outubro, houve uma onda organizada de assassinatos de huguenotes em cidades como Toulouse, Bordeaux, Lyon, Bourges, Rouen, e Orléans.
QUEM ERAM OS HUGUENOTES?
Huguenote é a denominação dada aos calvinistas franceses pelos seus inimigos nos séculos XVI e XVII. O antagonismo entre católicos e protestantes resultou nas guerras religiosas, que dilaceraram a França do século XVI.
Quer saber mais, acesse o Wikipedia. Clique aqui.
Fonte wikipedia.



Tornou-se muito conhecido após ser biografado no filme Braveheart (Coração Valente - no Brasil ou O Desafio do Guerreiro - em Portugal), dirigido e estrelado por Mel Gibson. William Wallace é, certamente, um herói para os escoceses.
Wallace falava várias línguas e era um homem culto, o que também foi bem retratado no filme. Por essa razão, alguns historiadores consideram que ele (e sua esposa, Marian) deveria fazer parte da aristocracia local, e não seria o homem simples mostrado no filme.