terça-feira, 1 de novembro de 2011

31 de Outubro: Martinho Lutero e a Reforma Protestante

Ontem, segunda-feira, 31/10/11, estivemos na Câmara dos Vereadores de Rio Preto, participando de uma homenagem aos Pastores Evangélicos da cidade, em comemoração ao "Dia do Pastor Evangélico".

Mas porquê o dia 31?

Segundo a tradição, o Padre Martinho Lutero em 31 de outubro de 1517 afixou as 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, com um convite aberto ao debate sobre elas.

Essas teses condenavam o que Lutero acreditava ser a avareza e o paganismo na Igreja como um abuso e pediam um debate teológico sobre o que as Indulgências significavam. Para todos os efeitos, contudo, nelas Lutero não questionava diretamente a autoridade do Papa para conceder as tais indulgências.

As 95 Teses foram logo traduzidas para o alemão e amplamente copiadas e impressas. Ao cabo de duas semanas se haviam espalhado por toda a Alemanha e, em dois meses, por toda a Europa. Este foi o primeiro episódio da História em que a imprensa teve papel fundamental, pois facilitou a distribuição simples e ampla do documento.

Quem foi Lutero?

Foi um sacerdote agostiniano e professor de teologia alemão figura central da Reforma Protestante. Veementemente contestando a alegação de que a liberdade da punição de Deus sobre o pecado poderia ser comprada, confrontou o vendedor de indulgências Johann Tetzel com suas 95 Teses em 1517.

Sua recusa em retirar seus escritos a pedido do Papa Leão X em 1520 e do Imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521 resultou em sua excomunhão pelo papa e a condenação como um fora-da-lei pelo imperador.

Lutero ensinava que a salvação não se consegue apenas com boas ações, mas de um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça através da fé em Jesus como um redentor do pecado.

Sua teologia desafiou a autoridade papal na Igreja Católica Romana, pois ele ensinava que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada e opôs-se ao sacerdotalismo, por considerar todos os cristãos batizados como um sacerdócio santo.

Aqueles que se identificavam com os ensinamentos de Lutero eram chamados luteranos.

Para a Igreja Evangélica, Lutero é um marco importante que não pode ser esquecido. Sua luta, sua dedicação, sua coragem e amor ao verdadeiro Evangelho.

Sola gratia. (salvação apenas pela graça)
Sola fide. (salvação apenas pela fé)
Sola sccriptura. (apenas as Escrituras Sagradas - Bíblia, contém a palavra de Deus)

Quer saber mais sobre Lutero,clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...