sexta-feira, 30 de setembro de 2011

30 de Setembro - Dia da Bíblia

Hoje, 30/09/11, comemora-se o Dia da Bíblia.

A data comemorativa é em razão do fato de que Johannes Gutenberg neste dia, no ano de 1452 fez a impressão do primeiro livro no mundo - o qual era justamente uma Bíblia.

O livro mais importante para os cristãos (católicos e protestantes), a base da doutrina da Igreja, um marco na história da humanidade - é a Bíblia Sagrada. Algo realmente importante para a humanidade.

Gutenberg, foi um grande inventor e gráfico alemão, que criou a primeira máquina mecânica denominada prensa móvel.

Bíblia (do grego βίβλια, plural de βίβλιον, transl. bíblion, "rolo" ou "livro") é o texto religioso de valor sagrado para o Cristianismo, onde a interpretação religiosa do motivo da existência do homem na Terra sob a perspectiva judeia é narrada por humanos, mas considerada pela Igreja como divinamente inspirada.


Segundo a tradição aceita pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1445 e 450 a.C. (livros do Antigo Testamento) e 45 e 90 d.C. (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1600 anos.

A maioria dos historiadores acreditam que a data dos primeiros escritos considerados sagrados é bem mais recente: por exemplo, enquanto a tradição cristã coloca Moisés como o autor dos primeiros cinco livros da Bíblia, muitos estudiosos aceitam que foram compilados pela primeira vez apenas após o exílio babilônico, a partir de outros textos datados entre o décimo e o quarto século antes de Cristo.

É o livro mais vendido de todos os tempos com mais de 6 bilhões de cópias em todo o mundo, uma quantidade 7 vezes maior que o número de cópias do 2º colocado da Lista dos 21 Livros Mais Vendidos, O Livro Vermelho.

No mês de dezembro, na primeira semana comemora-se também a "Semana da Bíblia" encerrando no primeiro domingo do mês.

fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...