domingo, 21 de agosto de 2011

Trinitarianismo ou Unicismo?

Trinitarianismo ou Unicismo?

Por Pr. Júlio César L. Ronqui

A doutrina da Trindade

A doutrina da Trindade é claramente uma doutrina revelada e não doutrina concebida pela razão humana. Podemos apenas aprender acerca da natureza íntima da Divindade, a não ser pela revelação (1 Co 2:16). É muito difícil achar termos humanos que possam expressar a unidade da Divindade.

A teoria da Trindade surgiu no século II para descrever a divindade, trata-se de uma expressão teológica, sendo verdade que essa palavra não consta no Novo Testamento, mas o Planeta Júpiter existiu antes de receber esse nome e a doutrina da Trindade encontrava-se na Bíblia antes que fosse tecnicamente chamada de Trindade.

Trindade significa na crença de que Deus é um só, porém três pessoas distintas (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo), sendo os três um só em essência, compartilham a mesma natureza e atributo.

A doutrina do Unicismo

A doutrina Unicista está baseada no entendimento de duas verdades bíblicas. Estas bases bíblicas são usadas como fundamentos sobre o ponto de vista que tem de Deus e Jesus Cristo.

A primeira verdade bíblica é que há somente um Deus e que Jesus é Deus.

Destas duas verdades, os Unicistas deduzem que Jesus Cristo é Deus em sua totalidade, sendo assim, Jesus tem que ser o Pai, o Filho e o Espírito Santo, rechaçando a doutrina da Trindade.

A teologia unicista ensina que Jesus Cristo é o Pai encarnado, e que o Espírito Santo é Jesus Cristo também. Estes ensinamentos são o pilar da teologia unicista.

Resposta apologética

É Jesus o Pai?

Versículos que os Unicistas usam para provar que Jesus é o Pai.

Isaías 9:6 – o "Pai Eterno"

Este versículo não ensina que Jesus é o Pai. O título "Pai eterno", refere-se ao fato de que Jesus é o Pai da eternidade; em outras palavras, Jesus sempre existiu (Jo 1:1); Ele não foi criado, não teve princípio (Jo 17:5).

O termo "Pai" não era o título que se costumava usar para dirigir-se a Deus no Antigo Testamento. Assim, este versículo não ensina que Jesus é o "Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo" (1Pe 1:3); em outras palavras, Jesus não é seu próprio Pai.

Jo 10:30 – "Eu o Pai somos um"

Se Jesus quisesse dizer que ele é o Pai, haveria dito: "Eu e o Pai sou um" ou "Eu sou o Pai", que seria a expressão gramatical correta. Jesus não pode ser acusado de ter sido um mal comunicador.

"Somos" (gr. esmen), a primeira pessoa do plural. Jesus e o Pai são um em natureza e em essência, porque Jesus é Deus, como o Pai, mas não é o Pai.

Jo 14:8, 9 – "Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Jesus respondeu: "Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê ao Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?"

Jesus NÃO disse a Filipe que era o Pai.

Jesus veio como representante do Pai; veio demonstrar-nos o caminho ao Pai (v.6). Em Jo 5:43, Jesus disse: "Eu vim em nome de meu Pai [na autoridade do Pai, com as credenciais do Pai], e vós não me recebeis; se outro viesse em seu próprio nome [em sua própria autoridade, com suas próprias credenciais; como o anticristo], a esse receberíeis".

Quantas vezes temos orado: "Pai, ajuda-me para que as pessoas te vejam em mim". Acaso isso quer dizer que quando as pessoas virem você, estarão vendo literalmente ao Pai? Certamente que não, nem tampouco você estaria realmente pensando nisso, mas sim, estaria pedindo que Deus o ajude a representá-lo corretamente diante das pessoas para que possam ver a Deus através de sua vida.

Por isso Jesus disse a Felipe: "O que me viu, viu ao Pai", porque ver a Jesus, quem representou ao Pai foi como se estivesse vendo ao Pai. Mas Jesus NÃO estava dizendo que ele era o Pai.

Que diz A Bíblia acerca de Jesus e o Pai?

Jesus é referido como "Filho" mais de 200 vezes no Novo Testamento e nunca é chamado de "Pai".

Jesus referiu-se ao Pai mais de 200 vezes como alguém distinto dele.

Em mais de 50 versículos podemos observar o Pai e a Jesus, o Filho, lado a lado.

No Novo Testamento repetidamente encontramos expressões como estas:

Romanos 15:5-6 — "O Deus que concede perseverança e ânimo lhes dê um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo".

2Coríntios 1:3 — "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação..."

Filipenses 2:10-11 — "...Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai".

1João 1:3b — "Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo".

1João 2:1 — "Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo".

2João 3 — Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, estarão conosco em verdade e amor".

No Evangelho de João, Jesus refere-se a si mesmo como enviado pelo Pai, mas nunca referiu-se a si mesmo como o Pai que enviou ao Filho.

O Pai enviou a alguém separado dele, chamado Filho.

1João 4:9-10,14 — "Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação por nossos pecados. (...) E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo".

É Jesus o Espírito Santo?

Versículos que os Unicistas usam para provar que Jesus é o Espírito Santo.

2Coríntios 3:17 — "Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade".

O texto não diz que "Jesus é o Espírito". Se a passagem dissesse isto, talvez os Unicistas tivessem um ponto forte, mas como não diz isto, eles assumem que a palavra "Senhor" se refere a Jesus Cristo.

O "Espírito" aqui é chamado de Senhor no sentido de identificá-lo com Javé (Jeová) ou Deus, e NÃO com Jesus, já que o versículo 16 diz: "Mas quando alguém se converte ao Senhor, o véu é retirado".

Trata-se de uma referência a Êxodo 34:34: "Porém, vindo Moisés perante o SENHOR [Javé] para falar-lhe, removia o véu até sair; e, saindo, dizia aos filhos de Israel tudo o que lhe tinha sido ordenado".

O contexto sempre é que determina a quem se está referindo quando a palavra "Senhor" é usada. No versículo 17 a palavra "Senhor" está referindo-se a Javé e não a Jesus, já que o versículo 16 e todo o contexto assim demonstra.

Se os Unicistas estivessem sempre corretos ao interpretar "Senhor" como "Jesus", como ficaria Filipenses 2:11?

O texto diz: "E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai". Seguindo a linha de raciocínio dos Unicistas, teríamos de concluir erroneamente que: "E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Jesus...".

Isto não é o que este versículo está dizendo, mas o que está ensinando é que: "E toda língua confesse que Jesus Cristo é Deus. Porém, não Deus, o Pai, porque no mesmo versículo diz que isso será feito "para a glória de Deus Pai".

Romanos 8:9 — "Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo".

Este versículo NÃO mostra que Jesus é o Espírito Santo. A única coisa que está dizendo é que se alguém não tem o Espírito que produz fé em Cristo e demonstra o caráter de Cristo ou seja "o Espírito de Cristo", ele não é parte do corpo daquele que morreu por nossos pecados. Ele é todavia controlado pela "natureza pecaminosa".

O versículo 11 faz distinção bem clara entre o Pai que levantou a Jesus dos mortos, o Espírito pelo qual Jesus foi levantado e Jesus, quem foi levantado. Não se pode ignorar a distinção de pessoas apresentada neste versículo.

Que diz a Bíblia sobre Jesus e o Espírito Santo?

Mateus 12:31-32 — O texto fala da blasfêmia contra o Espírito Santo. A conclusão lógica que é extraída deste texto é que se a blasfêmia contra o Espírito Santo não vai ser perdoada, mas a blasfêmia contra o Filho vai ser perdoada, então o Filho NÃO é o Espírito Santo.

João 14:16 — O Espírito Santo é o "outro Consolador".

João 15:26 — Jesus enviou o Espírito Santo.

João 16:13 — O Espírito Santo demonstra humildade e busca glorificar a Jesus.

Depois de termos visto que Jesus não é o Pai nem tampouco o Espírito Santo, podemos nos dar conta de que os Unicistas têm um conceito equivocado da verdadeira natureza de Deus.

Conclusão apologética:

Se Jesus não é o Pai, mas é Deus, e o Pai não é Jesus e é Deus, e o Espírito Santo não é Jesus e é Deus e a Bíblia diz que somente há um Deus, então isto significa que dentro da unidade do único Deus existem três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; e estas três compartilham a mesma natureza e atributos; então, com efeito, estas três são o único Deus.

Uma coisa é dizer "Eu não entendo a doutrina da Trindade" e outra coisa é dizer que "a doutrina da Trindade é falsa", "pagã", "diabólica", "antibíblica".

A Bíblia faz uma advertência muito forte para esta classe de pessoas quando nos diz: "...Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho. Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai" (1João 2:22b-23).

Sobre a Trindade

As Escrituras sagradas ensinam que Deus é um e que além Dele não existe outro. Isso traz uma pergunta: “Como Deus poderia ter comunhão com alguém antes que existissem as criaturas finitas?”

Resposta – a Unidade Divina é uma unidade composta, havendo nessa unidade realmente três pessoas distintas, cada uma das quais é a Divindade, e que, no entanto, cada uma delas está sumamente consciente da outras duas.

Assim sendo, havia comunhão antes que fossem criadas quaisquer criaturas finitas, portanto Deus (pai) nunca esteve só.

Na Trindade, os três cooperam unidos para um mesmo propósito, de maneira que, no sentido pleno da palavra, são um.

O Pai cria, o Filho redime e o Espírito Santo santifica, no entanto em cada uma dessas operações divinas os três estão presentes.

A Trindade é uma comunhão eterna, mas a obra da redenção do homem evocou sua manifestação histórica. O Filho entrou no mundo de uma maneira nova, pois tomou sobre si a natureza humana e recebeu um novo nome, Jesus. O Espírito Santo entrou no mundo de uma maneira nova, isto é, como o Espírito de Cristo incorporado na Igreja e ao mesmo tempo os três trabalham juntos.

O Pai testificou do Filho (Mt 3:17) o Filho testificou do Pai (Jo 5:19).

O Filho testificou do Espírito Santo (Jo 14:26), o Espírito Santo testificou do Filho (Jo 15:26)

O que é triteísmo?

A crença de três deuses, ocorre quando acentua-se a realidade da divindade de Jesus e da personalidade do Espírito Santo.

O que é sabelianismo?

Doutrina do Bispo Sabélio, que postulava que Pai, Filho e Espírito Santo são simplesmente três aspectos ou “manifestações de Deus”, geralmente ocorre quando acentua-se a unidade de Deus.

Ambas doutrinas acima (triteísmo e sabelianismo) são doutrinas antibíblicas.

A doutrina da Trindade no A.T. (Antigo Testamento)

O AT não ensina clara e diretamente sobre a Trindade e a razão é evidente: num período em que o culto de muitos deuses era comum, tornava-se necessário acentuar para Israel a verdade de que Deus é um e que não havia outro além Dele.

Sempre que um hebreu (judaíta) pronunciava o nome de Deus “Elohim”, ele estava realmente dizendo “deuses”, pois a palavra é plural e no hebraico às vezes vem acompanhada de adjetivo plural (Js 24:18-19)

Todos os membros da Trindade são citados no AT

- Deus, Pai (Is 63:16 Ml 2:10)

- o Filho de Jeová (Sl 2:6-7, 12 45:6-7 Pv 30:4)

- o Messias é descrito com títulos divinos (Jr 23:5-6 Is 9:6) tem poder para perdoar e reter pecados (Ex 23:20-21)

- o Espírito Santo (Gn 1:2, Is 11:2-3 48:16 61:1 63:10)

Além disso, prenúncios da Trindade pode ser visto na tríplice bênção de Números 6:24-26 e na tríplice doxologia de Isaías 6:3

A doutrina da Trindade no N.T. (Novo Testamento)

Os cristãos primitivos mantinham como um dos fundamentos da fé a unidade de Deus, mas ao mesmo tempo apresentavam as palavras claras de Jesus para provar que Ele arrogou a si uma posição e uma autoridade que, se Ele não fosse Deus, seria blasfêmia.

Os escritores do NT, quando se referiam a Jesus, usavam uma linguagem que indicava que reconheciam Jesus como “Deus acima de todos, bendito para sempre” (Rm 9:5)

O mesmo se verifica entre Deus e o Espírito Santo. Os cristãos primitivos criam que o Espírito Santo, habitava neles, os ensinava, os guiava, os inspirava a andar em novidade de vida.

Não era meramente uma influência ou um sentimento, mas um SER que poderia conhecer e com o qual suas almas poderiam ter comunhão verdadeira.

No NT o Espírito Santo era descrito como um SER que tinha atributos de personalidade. (Rm 8:26)

Passagens que mencionam as três pessoas divinas:

Mt 3:16-17 28:19 Jo 14:16-17,26 15:26 2Co 13:14 Gl 4:6 Ef 2:18 2Ts 3:5 1Pe 1:2 Ef 1:3-13 Hb 9:14.

Uma comparação de textos:

1) Cada uma das três pessoas é Criador, embora se declare que há um só Criador

(Jo 33:4 e Is 44:24)

2) Cada uma delas é chamada de Jeová (Dt 6:4 Jr 23:6 Ez 8:1-3)

3) chamada de Senhor (Rm 10:12 Lc 2:11 2Co 3:18)

4) Deus de Israel (Mt 15:31 Lc 1:16-17 2Sm 23:2-3)

5) de Legislador (Rm 7:25 Gl 6:2 Rm 8:2 Tg 4:12)

6) de onipresente (Jr 23:24 Ef 1:22 Sl 139:7-8)

7) a fonte da vida (Dt 30:20 Cl 3:4 Rm 8:10)

Agora veja essas passagens, só “Deus” seria capaz de fazer tais coisas, assim, subentende-se que os três possuem atributos divinos

1) cada uma delas fez o homem (Sl 100:3 Jo 1:3 Jó 33:4)

2) vivifica os mortos (Jo 5:21 6:33)

3) levantou Cristo (1Co 6:14 Jo 2:19 1Pe 3:18)

4) comissiona para o Ministério (2Co 3:5 1Tm 1:12 At 20:28)

5) santifica o povo de Deus (Jd 1 Hb 2:11 Rm 15:16)

6) faz todas operações espirituais (1Co 12:6 Cl 3:11 1Co 12:11)

Figuras de ilustração comparativa

A água é uma só, porém pode ser encontrada em três formas (líquido, gelo ou vapor)

O sol é um, mas manifesta-se como luz, calor e fogo.

A luz é uma só, mas se compõe em três: do actínico (raio invisível), do luminoso (visível) e do calorífero (sente o calor, mas não vê).

Assim é a Trindade, um só Deus – Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Bibliografia:

- Bíblia Sagrada de Estudo Plenitude. SBB, Barueri, 2001.

- Bíblia Sagrada de Estudo Dake. CPAD, Rio de Janeiro, 2009.

- Bíblia Sagrada eletrônica e-Sword

- Doutrinas e Normas da Igreja Comunidade Apostólica Ágape

- http://www.cacp.org.br - Site consultado em 20/08/11 - clique aqui

- Pearlman, Myer. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. 3 ed. São Paulo: Ed Vida (2009)


Faça o download da Apostila gratuitamente - clique aqui.

16 comentários:

  1. Primeiro o termo trindade não existe na biblia, ele veio ser incorporado no ano 325 depois de cristo no concilio de Niceia. Consequencia da "conversão" do imperador constantino. Antes de sua suposta conversão, todos os cristãos da época entendiam a divindade como um único ser. em colossenses 2:9 diz " toda a plenitude da divindade habita corporalmente nele" cristo.
    Constantino adorava deuses pagãos como deus pai, deusa mãe e deus filho. Ele foi o primeiro a usar o termo trindade.
    Antes deste convertimento, todos os cristãos eram batizados apenas em nome de Jesus, pois eles entendiam o mandado de mateus 28 para batizar perfeitamente, pois o termo pai, filho e espirito santo são titulos de um ser superior. tanto é que em apocalipse 4, joão viu um trono e um ser assentado nele.
    Se não fosse assim, os apostolos não batizariam em nome de jesus, pois quando cristo deu a ordem em mateus 28 pediu para batizar em nome do pai, do filho e do espirito santo. Qual foi o nome levantado para o batismo no dia de pentecostes? atos 2:38.
    A paz do senhor estejam com todos vocês.

    ResponderExcluir
  2. Claudia,
    graça e paz, querida.

    como está postado no estudo, realmente o termo "trindade" não existe na Bíblia, ou seja, algo "criado" pelos homens, para podermos compreender um pouco melhor a imensidão das coisas espirituais.

    a limitação humana é tão grande, que é preciso adaptarmos algumas idéias e conceitos, para compreendermos melhor o "divino",

    considerando isso, a teologia criou esse silogismo, para de uma forma mais clara, a pequena concepção humana possa tentar assimilar um pouco mais do "sagrado".

    a verdade é que, Jesus é o senhor (kiros ou Kýrios em grego), e o Espírito Santo também age nessa "unidade",

    por isso, o debate até os dias de hoje, sobre unicismo e trindade acontecem.

    logicamente, se vc acredita no unicismo, querida, que o seu entendimento assimilou dessa forma, então apenas quando houver o grande julgamento, onde as coisas "ocultas" serão "reveladas" é que descobriremos realmente o que está "certo" e "errado".

    entretanto, eu prefiro ficar com a teoria da trindade, assimilada em minha concepção, vejamos pois:

    1) como posso ver um Cristo, que não seja Deus ao mesmo tempo. Todo Poderoso, que age em nosso meio.

    2) como posso ver um Espírito Santo, que não seja Deus ao mesmo tempo, que entra na vida do crente, muda suas atitudes, roga e clama por ele, intercede e reaviva cada um de nós.

    3) não compreendo que a trindade enfoque "três deuses" e sim, destaque UM ÚNICO DEus, capaz de se manifestar em três indivíduos distintos, mas numa unidade concisa!

    é muito complicado mesmo,
    só o Espírito Santo para trazer essa revelação ao ser humano.

    um grande abraço,

    fique na Paz.


    Pr. Júlio César

    ResponderExcluir
  3. PROF. PR. JÚLIO:

    A Trindade não é algo que posso ser compreendido de uma forma racional. Porém a Trindade deve ser aceita pela fé. Mentes finitas e pecadoras jamais compreenderá o verdadedeiro sentido.

    DEUS - TRINDADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez entender a trindade seja atributo de mentes impregnadas da idolatria.

      Excluir
    2. Paulo de Mello Correa,
      bom dia querido.

      obrigado pela sua participação,
      só de ver a sua postagem aqui, pra nós já é uma grande honra.

      muito embora, eu acredito que no fundo, o comentário (em que pese anônimo) acima, não tenha tido a intenção de ofendê-lo.

      e vc tem toda razão, todos nós somos seres finitos e pecadores,
      com certeza, estou dentre eles.

      entretanto, ainda sim, o trinitarianismo é uma questão a ser pensada e analisada não apenas pela exegese, não apenas com a teologia, mas com o coração.

      abraços querido,

      e continue participando desse blog, aberto à todos!!!!!!

      Graça e paz,

      Prof. Júlio Ronqui

      Excluir
  4. É querido, a bem da verdade, o que precisamos entender é que cada um vê aquilo que quer enxergar...

    sendo assim, não devemos ter preconceito e respeitarmos a posição de cada um,

    entretanto, aquilo que eu disse em sala de aula, não abrimos mãos de nossa ideologia e pensamento...

    diante disso, penso que o mais importante é fazermos a vontade do Pai.


    obrigado por seu comentário.


    Graça e paz.

    ResponderExcluir
  5. GRAÇA E PAZ PROF. JÚLIO

    De fato a trindade não pode ser explicada e Deus não tem esta intenção.
    Devemos aceitá-la pela fé.
    As pessoas que tentam explicar caem em contradições.

    DEUS ABENÇOE

    ATÉ BREVE PROF.

    SEMINARISTA LUIZ - CACP

    ResponderExcluir
  6. Já congreguei numa igreja unicista e trinitariana. I posso falar que tanto os irmãos de uma como de outro tem o espirito de Deus sobre eles. Pois Deus daria seu espirito santo a heréticos? A grande questão posta é a carga teológica que esse assunto traz. A bíblia nos diz para adorarmos a um único Deus. jesus quando esteve na terra enfatizou que deveríamos adorar somente a Deus. Essa concepção de trindade e unicidade durante o período apostólico não existia, pois os fieis honravam a um único ser na deidade.
    Tenho muitos amigos trinitarianos e unicistas, e vejo Deus brilhar neles. Sou adepta do unicismo, mas creio que se uma pessoa ora em nome do pai, filho e espirito santo, estar orando a Deus verdadeiro, pois esses termos são titulos do todo poderoso.
    Os irmãos falaram que devemos aceitar pela fé, e estar certo. Agora o que me inquieta é a revelação dentro das escrituras sagradas quando Jesus dar a ordem de batizar em nome do pai, filho e espirito santo, e os apostolos no dia de pentecostes batizam em nome de jesus. Alias não só ele como o apostolo Paulo. Se formos analizar historiacamente o único batismo da era apostolico era em nome de Jesus. MAS PORQUE AS IGREJAS TRINITARIANAS NÃO BATIZAM NESSE NOME?
    Acredito que seja simplesmente por um único motivo: se batizarem nesse nome, automaticamente terão que dar o braço a torcer que o nome do pai, filho e espirito santo seja JESUS.
    Certa vez conversando com um amigo pregador da palavra de Deus trinitariano, fiz esse questionamento acerca do batismo, e ele me retrucou falando que o batismo é bíblico, não tem como negar.
    Antes da vinda de Jesus os judeus nunca creram numa separação na deidade, e os apóstolos também. Lembrem que Paulo foi fariseu homem altamente instruído e nunca reverenciou um trindade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha acho que debater com blog é perda de tempo, estou começando agora e pergunto se você pode me dar informações completas sobre o unicismo? Se for possível posteriormente pretendo fazer algumas perguntas. Em relação a este blog há uma série de confusões e uma delas é quando dizem que o conceito de trindade deve ser aceito pela fé. A trindade em si já revela um número "3", logo já não pertence mais à fé. O moço aí é meio irritado, pois classificou as mentes que se recusam a aceitar a fábula trinitariana como pecadores e finitos. É lógico que todos somos pecadores e finitos, inclusive ele, independente se alguém acreditar ou não na trindade!

      Excluir
  7. Em muitos debates os trinitarianos argumentam que somos seitas por reverenciar a Jesus como único ser divino, mas a bíblia diz o seguinte "Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai" 1 João 2:23. Automaticamente quem confessa o filho tem o pai, como ser chamados de heréticos aqueles que invocam o bom nome de Jesus? Então os apostolos assim o eram pois tudo que faziam por palavras ou por obras faziam em nome de Jesus "E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai" Colossenses 3:17

    ResponderExcluir
  8. Esse termo filho antes do nascimento do menino Jesus não existia, pois essa expressão diz respeito a humanidade de cristo, tanto o é que no novo céu e nova terra não haverá essa expressão "E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho" Apocalipse 21:6-7
    Se Jesus é filho de Deus, e o espirito santo é a terceira pessoa da trindade, então há um equivoco, pois quem gerou Jesus foi o espirito santo, vejam:
    "E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo" Mateus 1:20. Sendo assim quem é o pai de Jesus é o espirito santo e não o Deus pai.

    ResponderExcluir
  9. Pastor Júlio Cesar a bíblia fala acerca da revelação de quem seja o rei e seu nome
    E o SENHOR será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o SENHOR, e um será o seu nome. Zacarias 14:9
    Sei que já postei bastante coisa, só queria fazer uma pergunta: SE VOCÊS SEGUEM A REVELAÇÃO BÍBLICA, E ELA NOS DIZ QUE ELE É O MESMO ONTEM, HOJE E ETERNAMENTE, PORQUE NÃO BATIZAM EM NOME DE JESUS? CONFORME
    E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
    Atos 2:38
    Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.
    Atos 8:12
    E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
    Atos 19:5

    ResponderExcluir
  10. Claudia Scatola,

    graça e paz, querida,
    que bênção tê-la conosco aqui de novo,
    pra nós é motivo de alegria, regozijo e honra.

    todas suas postagens sempre muito bem vindas, pertinentes e atuais.
    Deus lhe abençoe por participar e colaborar aqui, nos deixa muito felizes.

    bom, vamos lá:
    Sua pergunta foi na última postagem, então biblicamente falando:

    Mateus 28:19 "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" (ARA)

    com relação ao texto:

    Atos 2:38 "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." (ARA)

    se fizermos uma exegese bíblica dessa perícope, poderemos observar que Pedro estava explicando aos 'varões israelitas' (que tinham apenas a noção de um único Deus - Yahwéh), e por este motivo, provavelmente, Pedro tenha usado o termo 'batizar em nome de Jesus Cristo', visto que o enfoque de Pedro, nesse momento, era anunciar que Cristo era o Senhor (era Deus também!)

    já em
    Atos 8:12 "Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres." (ARA)

    pode-se observar que Lucas está registrando o seguinte, que evangelizavam a respeito de Deus e de Cristo (sua doutrina), não significa que eram batizados apenas em nome de Cristo.

    porém em tudo isso, Claudia, lhe digo uma coisa:

    Marcos 16:16 "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." (ARA)

    então querida,
    questões às vezes "tão pequeninas" (perto da imensidão de Deus), não podem nos distanciar Dele!

    lembre-se, o Batismo é que importa (o CORAÇÃO) a mudança, o novo nascimento.

    muitos ainda perguntam: batismo de imersão, aspersão e afusão!!!!

    nada disso importa, se não houver um novo nascimento real.


    Deus lhe abençoe querida,

    continue sempre ligada aqui no PlugVida.

    paz

    Pr.Julio César L. Ronqui

    ResponderExcluir
  11. A paz pastor foi um prazer conversar com o irmão nesse blog!
    gostei de nosso debate!
    Tem razão quando diz que de nada adiantará se não nascermos de novo com verdade. Então que possamos chegar no céu em amor!
    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  12. Amém, querida Cláudia,
    graça e paz.

    pôxa, fazia tempo que não via seus comentários aqui.....
    venha participar mais vezes, querida.

    ao final de tudo vemos que se amamos a Cristo, doutrinas muitas vezes "humanas" não podem nos separar se nosso bem comum é Cristo.

    fique na paz do Senhor,

    e um feliz 2014 pra vc e toda sua família.

    Pr. Júlio César L. Ronqui

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...