sexta-feira, 15 de agosto de 2014

PodCast - Sermão - A imprudência do Rei Saul

No domingo, 03/08/14, na IMeL - Igreja Metodista Livre - de Rio Preto (Free Methodist Church), o Pr. Júlio Ronqui falou um pouco sobre a vida do Rei Saul.

A mensagem com temática na perseverança e obediência.

Quer ouvir o sermão pelo nosso PodCast, clique no player abaixo.



Quer baixar o sermão em MP3 no seu computador, clique aqui.


Tema: A imprudência de Saul
“Evangelho é perseverar até ao fim”

Liturgia:
1 Samuel 9:15-17 NTLH
(15)  Um dia antes de Saul chegar, o SENHOR Deus tinha dito a Samuel:
(16)  —Amanhã, a esta hora, eu vou enviar a você um homem da tribo de Benjamim. Você o ungirá para ser o governador do meu povo de Israel. Ele libertará o povo do domínio dos filisteus. Eu tenho visto o sofrimento do meu povo e ouvido os seus pedidos de ajuda.
(17)  Quando Samuel viu Saul, o SENHOR lhe disse: —Este é o homem de quem lhe falei. Ele governará o meu povo.
1 Samuel 9:15-17 ARA
(15)  Ora, o SENHOR, um dia antes de Saul chegar, o revelara a Samuel, dizendo:
(16)  Amanhã a estas horas, te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por príncipe sobre o meu povo de Israel, e ele livrará o meu povo das mãos dos filisteus; porque atentei para o meu povo, pois o seu clamor chegou a mim.
(17)  Quando Samuel viu a Saul, o SENHOR lhe disse: Eis o homem de quem eu já te falara. Este dominará sobre o meu povo.

SAUL ERA UM HOMEM FORMOSO E MUITO ALTO
1 Samuel 9:2 ARA
(2)  Tinha ele um filho cujo nome era Saul, moço e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro mais belo do que ele; desde os ombros para cima, sobressaía a todo o povo.

SEU PAI ERA MUITO FORTE, VALENTE E PODEROSO
1 Samuel 9:1
“...Quis, filho de Abiel,...varão alentado em força” (ARC)

NO HEBRAICO:
חיל
Chayil   [khah'-yil] – FORÇA
גּבּר    גּבּור
gibbôr  gibbôr    [ghib-bore] - VALENTE

O POVO PEDIU UM REI PARA ISRAEL
1 Samuel 8:19 ARA
(19)  Porém o povo não atendeu à voz de Samuel e disse: Não! Mas teremos um rei sobre nós.

DEUS ESCOLHE SAUL
DEUS LEVANTA SAUL
DEUS MANDA SAMUEL UNGIR SAUL

SAUL TINHA TUDO PARA DAR CERTO
SAUL TINHA TUDO PARA TER O REINO EM SUAS MÃOS

MAS SAUL NÃO FOI PACIENTE
MAS SAUL NÃO FOI PERSEVERANTE
MAS SAUL NÃO OBEDECEU AO SENHOR

1 Samuel 13:13-14 NTLH
(13)  —O que você fez foi uma loucura! —respondeu Samuel. —Você não obedeceu à ordem do SENHOR, nosso Deus. Se tivesse obedecido, ele teria deixado que você e os seus descendentes governassem o povo de Israel para sempre.
(14)  Mas agora você não continuará a governar. Você desobedeceu ao SENHOR, e por isso ele vai encontrar um homem do tipo que ele quer e o fará chefe deste povo.
1 Samuel 13:13-14 ARA
(13)  Então, disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o SENHOR, teu Deus, te ordenou; pois teria, agora, o SENHOR confirmado o teu reino sobre Israel para sempre.
(14)  Já agora não subsistirá o teu reino. O SENHOR buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.

O SACRIFÍCIO TERIA QUE SER FEITO POR SAMUEL
E NÃO POR SAUL

SAUL TENTOU JUSTIFICAR-SE
1 Samuel 13:11-12 ARA
(11)  Samuel perguntou: Que fizeste? Respondeu Saul: Vendo que o povo se ia espalhando daqui, e que tu não vinhas nos dias aprazados, e que os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás,
(12)  eu disse comigo: Agora, descerão os filisteus contra mim a Gilgal, e ainda não obtive a benevolência do SENHOR; e, forçado pelas circunstâncias, ofereci holocaustos.

ISSO ACONTECE QUANDO QUEREMOS AGIR ANTES DE DEUS
FAZER NOSSOS PLANOS HUMANOS E CARNAIS
AGIR COM A NOSSA PRÓPRIA FORÇA
SE O PLANO ‘A’ NÃO FUNCIONAR, TENHO O PLANO ‘B’

ESTEJA SENSÍVEL À VOZ DO SENHOR
1 Samuel 15:22 ARA
(22)  Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.

SAUL SAI EM PELEJA CONTRA AMALEQUE
DEUS MANDA MATAR TUDO E TODOS (15:3)
MAS SAUL MANTEVE REI “AGUAGUE” VIVO (15:8)
NÃO DESTRUÍRAM OS ANIMAIS E GADO

NÃO ADIANTA CANTAR QUE DEUS TEM PROMESSAS
NÃO ADIANTA LOUVAR QUE DEUS TEM BÊNÇÃOS

SE VOCÊ NÃO OBEDECER
SE VOCÊ NÃO PERSEVERAR

É PRECISO FICAR FIRME!


MORAL DA HISTÓRIA:
SE VOCÊ NÃO OBEDECER
NÃO ADIANTA NADA VOCÊ TER OUVIDO A VOZ DO SENHOR
NÃO ADIANTA NADA VOCÊ TER SIDO UNGIDO
NÃO ADIANTA NADA VOCÊ SE ESFORÇAR DO SEU JEITO


É DO JEITO DE DEUS QUE AS COISAS VÃO ACONTECER!

2 comentários:

  1. Baixei dois estudos mestre Julio !!! quer ouça e por uma família melhor ! Deus te abençoe muito Amigo ! (Rubens Marinho)

    ResponderExcluir
  2. Seminarista Rubens Marinho,

    que bênção saber que vc está participando aqui no PlugVida, querido.

    Espero que este Sermão venha realmente lhe edificar.

    Essa msg é muito forte mesmo! Deus falou muito comigo.

    Abraços

    Prof. Julio Ronqui

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...