segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Dia dos Pais: Crise familiar. A falta de Autoridade.

Ontem, domingo, 11/08/13 comemoramos o "Dia dos Pais".

O Pr. Júlio César L. Ronqui trouxe um sermão a respeito desse tema tão importante, na Igreja Metodista Livre de Rio Preto (IMeL).

Tema: Dia dos Pais
Família: um projeto de Deus

Liturgia:
Gênesis 1:26-28 NTLH
(26)  Aí ele disse: —Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão.
(27)  Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher
(28)  e os abençoou, dizendo: —Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão.
Gênesis 1:26-28 ARA
(26)  Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
(27)  Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
(28)  E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

FAMÍLIA SEMPRE FOI UM SONHO DE DEUS
Não podemos nos esquecer que a família encontra-se no bojo dos anseios divinos. Deus criou e formou céus e terra, animais e tudo que existe e, além disso, instituiu a sagrada família.

FAMÍLIA ESTÁ NO CORAÇÃO DE DEUS
O projeto divino em formar homem e mulher para multiplicar e dar frutos era algo concebido em Seu coração. A família nasceu no amor e na vontade do Pai. 

O fim principal disso tudo era que através da Sagrada Família os Projetos e Vontades Divinas fossem colocados em prática, em outras palavras, por meio da família a vontade de Deus seria executada.

Mas não pense que Deus deixou a família a mercê do "destino", da "vida", das intempéries da natureza. Deus deu Autoridade e Poder para a Sagrada Família.

QUAL PODER FAMILIAR?

1) IMAGEM DE DEUS  - “imago Dei
A estratégia inicial satânica é justamente deturpar, corromper a imagem de Deus na família. 
Quando a imagem de Deus é deformada em nós, deixamos de lado o amor, a compaixão pelo próximo, o respeito. Isso tudo é o que temos visto na sociedade atual.

2) BÊNÇÃO DE DEUS
No próprio versículo 28 diz: "e Deus os abençoou". A família sagrada é abençoada por Deus, possui sua outorga, sua assinatura em baixo, seu apoio, sua unção, sua proteção.

3) MULTIPLICAÇÃO
Quando falamos em "multiplicar", não significa apenas ter filhos(as). Mas multiplicar o amor, carinho, compaixão e respeito. Multiplicar a palavra de Deus.

4) POVOAR A TERRA
Ao relacionarmos em "povoar a terra" significa muito mais do que ter filhos, mas povoar a Terra com homens e mulheres que amem Deus.

5) SUJEITAR E DOMINAR A TERRA
Deus entregou autoridade para a Sagrada Família sobre os animais, aves, peixes, sob seus cuidados. Isso não significa que devemos explorar essa autoridade, mas cuidar bem de tudo isso que Deus fez para nós. 

Gênesis 12:1-3 NTLH
(1)  Certo dia o SENHOR Deus disse a Abrão: —Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei.
(2)  Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros.
(3)  Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo.
Gênesis 12:1-3 ARA
(1)  Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;
(2)  de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!
(3)  Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Ao vermos a história do Pai Abraão (pai de multidões), entendemos o poder e a vontade de Deus sendo realizadas através da família sagrada.
Ao abençoar Abraão, Deus justifica o poder do "pai de família", demonstrando três fatores importantes.

QUAL PODER PATRIARCAL?
1) AUTORIDADE
2) SUSTENTAR e MANTER
3) ABENÇOAR

Gênesis 49:1-2 NTLH
(1)  Jacó chamou os seus filhos e disse: —Fiquem em volta de mim, e eu lhes direi o que vai acontecer com vocês no futuro.
(2)  “Fiquem reunidos em volta de mim para ouvir, filhos de Jacó; escutem o que diz Israel, o seu pai.
Gênesis 49:1-2 ARA
(1)  Depois, chamou Jacó a seus filhos e disse: Ajuntai-vos, e eu vos farei saber o que vos há de acontecer nos dias vindouros:
(2)  Ajuntai-vos e ouvi, filhos de Jacó; ouvi a Israel, vosso pai.
 (28)  São estas as doze tribos de Israel; e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a cada um deles abençoou segundo a bênção que lhe cabia.

Nessa perícope acima, pode-se compreender o momento em que Jacó (Israel) abençoou seus filhos. A bênção que o pai dava aos seus filhos, antes da morte era fundamental. Vejamos o poder que o pai tem sobre seus filhos! 

HOJE A FAMÍLIA TEM SIDO DESTRUÍDA
1) QUEREM TIRAR O PODER DA FAMÍLIA
2) QUEREM DESESTRUTURAR A FAMÍLIA
3) QUEREM TIRAR A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

QUAL RESULTADO DISSO
1) SEPARAÇÕES e DIVÓRCIOS
2) FRUSTRAÇÕES e DESILUSÕES
3) FILHOS CONTRA PAIS e PAIS CONTRA FILHOS
4) CRUELDADE e MALEDICÊNCIA NO MUNDO

O QUE PODE REPARAR e CONSERTAR TUDO ISSO?
A ÚNICA ALTERNATIVA É JESUS

Romanos 5:18-21 ARA
(18)  Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.
(19)  Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.
(20)  Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça,
(21)  a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

FELIZ DIA DOS PAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...