sexta-feira, 3 de maio de 2013

Mensagem do Dia do Trabalho

Quarta-feira, 01/05/13, na IMeL (Igreja Metodista Livre) o Pr. Júlio César trouxe um sermão a respeito do Dia do Trabalho.

Tema: DIA DO TRABALHO

Liturgia:
 Gênesis 3:17-19 NTLH
(17)  E para Adão Deus disse o seguinte: —Você fez o que a sua mulher disse e comeu a fruta da árvore que eu o proibi de comer. Por causa do que você fez, a terra será maldita. Você terá de trabalhar duramente a vida inteira a fim de que a terra produza alimento suficiente para você.
(18)  Ela lhe dará mato e espinhos, e você terá de comer ervas do campo.
(19)  Terá de trabalhar no pesado e suar para fazer com que a terra produza algum alimento; isso até que você volte para a terra, pois dela você foi formado. Você foi feito de terra e vai virar terra outra vez.
Gênesis 3:17-19 ARA
(17)  E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.
(18)  Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo.
(19)  No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.

ORIGEM TEOLÓGICA 
Vemos inicialmente que o plano original de Deus não contava com o "trabalho". Pode-se dizer que o trabalho humano é uma espécie de "maldição" que Deus lançou em razão da desobediência.

Logicamente que este estudo não propõe que você veja seu trabalho como uma "maldição", entretanto, não podemos nos esquecer que no plano de Deus, nós não precisaríamos de "trabalhar", poderíamos viver uma vida tão bela ao lado de Deus, mas infelizmente, escolhemos desobedecê-lo. 

ORIGEM NA MITOLOGIA
Antecedendo a idéia de Aristóteles, o pensador grego Hesíodo, defendia que: a luta e a conquista deveriam fundar-se na justiça e no trabalho. 

O trabalho agradava aos deuses (criava recursos e consideração social), fazia os homens independentes e afamados. 

A alma, ao desejar riquezas, nos impulsiona ao trabalho. Daí até o conceito de trabalho moderno como um processo que tem como objetivo lucrar produzindo algo ou vendendo-o, como o define Arnaldo Sussekind1, vai um longo caminho. 

Quer saber mais sobre isso, acesse o Wikipedia, clicando aqui

HISTÓRIA DO "DIA DO TRABALHO"
O Dia do Trabalho começou em 1º maio de 1886, na cidade de Chicago nos Estados Unidos da América.
Naquela oportunidade, alguns manifestantes morreram, pois reivindicavam que a carga horária (jornada de trabalho) fosse reduzida para 8 horas diária. 
Na época, a média da jornada de trabalho era entre 12 até 18 horas/dia!

Em homenagem aos operários (manifestantes) que morreram em 1886, no dia 01/05/1891, na França foi feita uma manifestação, na qual também buscavam 8 horas diárias de trabalho, iniciando assim uma trajetória sobre essa data tão importante.

O "Dia do Trabalho" foi somente oficializado em 1919 na França.

Quer saber mais, acesse o Wikipedia, clique aqui

A respeito do trabalho, podemos dizer: 

ATÉ DEUS TRABALHA
João 5:17 NTLH
(17)  Então Jesus disse a eles: —O meu Pai trabalha até agora, e eu também trabalho.
João 5:17 ARA
(17)  Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

Não pense que só você trabalha! Não seja egoísta! Deus criou todas as coisas no Universo e continua trabalhando até hoje. 

VANTAGENS DO TRABALHO
Provérbios 13:11 NTLH
(11)  A riqueza que é fácil de ganhar é fácil de perder; quanto mais difícil for para ganhar, mais você terá.
Provérbios 13:11 ARA
(11)  Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento.

O velho ditado diz tudo: "O que vem fácil, vai fácil." Assim são as coisas na nossa vida. Você precisa suar muito, apreender o real valor das coisas. Só quando ganhamos com muito custo, damos o valor devido.

BEM AVENTURADOS EM DEUS
Salmos 128:1-2 NTLH
(1) Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, e vive de acordo com a sua vontade!
(2)  Se você for assim, ganhará o suficiente para viver, será feliz, e tudo dará certo para você.
Salmos 128:2 ARA
(2)  Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.

Não se esqueça que antes de tudo, antes de trabalhar muito, se esforçar muito, você deve obedecer a Deus. Pois só assim seu trabalho terá rendimento e frutos a conquistar de verdade. 

TUDO VEM DE DEUS – ATÉ O SEU TRABALHO!
Eclesiastes 2:24 NTLH
(24)  A melhor coisa que alguém pode fazer é comer e beber e se divertir com o dinheiro que ganhou. No entanto, compreendi que mesmo essas coisas vêm de Deus.
Eclesiastes 2:24 ARA
(24)  Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus,

Pare de reclamar, porque tudo vem de Deus. As boas coisas vem do Senhor! Tanto o descansar vem de Deus, como o trabalhar vem de Deus. Desta maneira, aproveite aquilo que Deus colocou em suas mãos, ao invés de reclamar tanto.
Use as oportunidades para crescer a cada momento! 

QUEM PECA, TRABALHA MAIS!
Eclesiastes 2:26 NTLH
(26)  Ele dá sabedoria, conhecimento e felicidade às pessoas de quem ele gosta. Mas Deus faz com que os maus trabalhem, economizem e ajuntem a fim de que a riqueza deles seja dada às pessoas de quem ele gosta mais. Tudo é ilusão. É tudo como correr atrás do vento.
Eclesiastes 2:26 ARA
(26)  Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dar àquele que agrada a Deus. Também isto é vaidade e correr atrás do vento.

Voltando em Salmos 128, aquele que "peca" terá obrigatoriamente de trabalhar mais. Não se esqueça disso. É melhor obedecer do que "sacrificar". 
Por isso, aproveite ainda hoje para buscar Deus e se entregar aos pés de Cristo, porque assim até o seu trabalho será abençoado e irá render. 

CUIDADO COM A COBIÇA
Eclesiastes 6:7 NTLH
(7)  Todos trabalham duro para ter o que comer, mas nunca ficam satisfeitos.
Eclesiastes 6:7 ARA
(7)  Todo trabalho do homem é para a sua boca; e, contudo, nunca se satisfaz o seu apetite.

Não adianta você melhorar de emprego, não adianta você ganhar mais e mais e mais. É necessário, antes de tudo, você ter simplicidade e humildade, saber que Cristo deve ser nossa meta e objetivo.
As conquistas dessa "terra" são apenas para agradar a carne, as coisas do Espírito nada tem a ver com os "bens dessa terra". 
Não se esqueça: "Quanto mais você ganhar, mais você vai gastar." 

CONFIE SEU TRABALHO EM DEUS
Salmos 127:1-2 NTLH
(1)  Se o SENHOR Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la. Se o SENHOR não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando.
(2)  Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo.

Que ótima notícia, meu(minha) querido(a) internauta. 
Enquanto nós dormimos, Deus está nos abençoando! Aleluia. 
Quer coisa melhor que essa.
Por isso, saiba aproveitar o tempo certo ao descansar, ao passear, ao viajar e ao trabalhar.

Há tempo para tudo debaixo do céu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...