domingo, 17 de março de 2013

Quarta - 13/03/13 - Caráter de um Metodista

Quarta-feira, 13/03/13 retornamos aos Estudos Bíblicos.

Dessa vez, o Pr. Júlio trouxe um tema muito importante para nós, metodistas.

Esse é um resumo do texto de Wesley sobre o caráter de um verdadeiro metodista.

Quer ler o texto, clique na fonte.

O Caráter de um Metodista - Por John Wesley

Origem do nome:
Dado a três ou quatro jovens de Oxford, por um estudante da Igreja de Cristo; em alusão aos Physicians (médicos), assim chamados, que ensinavam que todas as doenças podiam ser curadas através de um método específico de dieta e exercícios, tanto quanto da observação deles de um método mais regular de estudo e comportamento, do que aquele que era usual aos da mesma idade e situação deles.


“Eu poderia regozijar-me (tão pouco ambicioso eu sou para ser o mentor de qualquer doutrina ou partido), se esse nome nunca mais fosse mencionado, mas fosse queimado no esquecimento eterno. Mas se isso não pode ser, que, pelo menos aqueles que irão usá-lo, saibam o significado da palavra que eles usam. Não permita que lutemos sempre na escuridão.” (John Wesley)

a) Opinião própria
As marcas peculiares de um Metodista não são as opiniões dele de qualquer tipo.
b) Simplicidade
Nós nunca, entretanto, de boa-vontade, ou intencionalmente, desviamos da maneira de falar mais usual; a menos, quando nós expressamos as verdades bíblicas.
c) Usos e costumes
Nem nós desejamos ser distinguidos por ações, costumes, ou usos, de uma natureza imparcial. Nossa religião não se coloca fazendo o que Deus não tem se alegrado, ou abstendo-se daquilo que ele não tem proibido.
d) Santidade
Nós sabemos, por experiência, que um homem pode trabalhar muitos anos, e, ao fim, não ter religião; não mais do que ele tinha no começo.

“Um Metodista é aquele que tem "o amor de Deus derramado por todo seu coração, pelo Espírito Santo dado a Ele.” (John Wesley)

e) Sempre feliz
Tendo encontrado a "redenção, através de seu sangue, o perdão de seus pecados" ele não pode deixar de se regozijar, sempre que ele olha para trás, para a cova horrível, de onde ele foi liberto.
f) Sempre obediente
Se, no bem estar físico, ou na dor; na doença ou na saúde, na vida ou na morte, ele agradece das profundezas de Seu coração a quem ordena isso para o bem; sabendo que como "todo dom agradável vem do alto", então, nada, a não ser o bem pode vir do Pai das luzes.
g) Oração sem cessar
É dado a ele "sempre orar, e não fraquejar". Não que ele esteja sempre na casa de oração; embora ele não negligencie a oportunidade de estar lá. Nem que ele esteja sempre de joelhos, apesar de estar, freqüentemente, ou com seu rosto diante do Senhor seu Deus.
h) Amor incondicional pelo próximo
Seu coração está cheio de amor para com toda a humanidade, para com todos. Porque ele "ama seus inimigos"; sim, e os inimigos de Deus, "o mau e o mal agradecido".
i) Puro de coração
Cheio de misericórdia, delicadeza, humildade de mente, brandura, e longanimidade.
j) Não faz sua vontade
Sua única intenção todo esse tempo e, em todas as coisas não é, agradar a si mesmo, mas a Ele que a sua alma ama.
k) Guarda os mandamentos do Senhor
Ele guarda seus mandamentos; não apenas alguns, ou a maioria deles, mas todos, do menor ao maior.
l) Usa e emprega todos seus “talentos”
Emprega, conforme a vontade do Mestre; cada poder ou faculdade de sua alma, cada membro de seu corpo.
m) Faz tudo para a Glória de Deus
O que quer que seja feito, em palavra ou ação, fazer tudo, no nome de Nosso Senhor Jesus, dando graças a Deus.
n) Evita os maus hábitos
Todo homem deverá dar um relato de si mesmo a Deus

Perfeição Cristã: Num sentido, trata-se da pureza de intenção, dedicando toda a vida a Deus. É entregar todo o coração a Deus; é ter um desejo só e um só desígnio a reger todos os nossos sentimentos. É devotar não apenas uma parte mas todo o nosso ser, corpo e substância a Deus. Num outro sentido, é ter toda a mente de Cristo a capacitar-nos a andar como Cristo andou. É a circuncisão do coração de toda a impureza, toda a poluição tanto interior como exterior. É a renovação do coração na imagem plena de Deus, na semelhança plena do seu criador. E ainda noutro sentido, é amar a Deus com todo o coração, e ao próximo como a si mesmo. (John Wesley)

Tradução Izilda Bella

2 comentários:

  1. Lendo esta postagem, percebi que nós como igreja do Senhor temos que ter uma vida voltada com este caráter. Nosso compromisso deve ser com Deus e com a Sua Palavra, pois um cristão com caráter é um cristão que tem testemunho e que pode honrar o nome do Senhor aqui na terra.
    Independente de linhas teológicas diferentes, o cristão tem que ter um caráter muito bem definido, pois somo a luz do mundo e o sal da terra, sendo assim, temos que fazer a diferença.


    Adailton Lenon

    ResponderExcluir
  2. Seminarista Adailton Lenon,
    bom dia,

    computamos aqui seus comentários,
    obrigado por sua participação, querido.

    Deus te abençoe,
    e lembre-se: Tenha sempre o caráter de um "metodista" em seu coração!

    abraços

    Prof. Julio Ronqui

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...