quinta-feira, 21 de março de 2013

O justo pode sofrer aflições?

Ontem, quarta-feira, 20/03/13, tivemos mais uma Quarta de Estudo Bíblico na IMeL.

O tema aborado dessa vez pelo Pr. Júlio César é sobre a VIDA CRISTÃ.

Quando vemos muitas pregações e sermões inflamados em muitas Igrejas, podemos perceber pastores(as) falando a respeito de vitórias, bênçãos, conquistas, derrotar o inimigo e etc...

Dessa maneira, "a priori" vemos um cristianismo como um "Clube", onde após sua "inscrição" (matrícula) - vale dizer: batismo, você recebe uma "carteirinha" (unção) e assim fica imune às doenças, problemas, obstáculos dessa vida, traumas e dificuldades.

Ah! Se tudo isso fosse verdade! A vida cristã é um discipulado onde busca-se a mudança de nosso caráter.

O ESTILO DE VIDA cristão não visa (única e exclusivamente) ter uma vida sem tribulações, ficar ileso aos problemas, imune às doenças e fatos horrendos desta vida!

Tema: Aflições do Justo?

Liturgia:
Salmos 30:1-12 NTLH
(1)   Ó SENHOR Deus, eu te louvo porque me socorreste e não deixaste que os meus inimigos zombassem de mim.
(2)  Ó SENHOR, meu Deus, eu gritei pedindo ajuda, e tu me curaste,
(3)  tu me salvaste da morte. Eu estava entre aqueles que iam para o mundo dos mortos, mas tu me fizeste viver novamente.
(4)  Cantem louvor a Deus, o SENHOR, vocês, o seu povo fiel! Lembrem do que o Santo Deus tem feito e lhe dêem graças.
(5)  A sua ira dura só um momento, mas a sua bondade é para a vida toda. O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria.
(6) Eu me senti seguro e pensei: “Nunca terei dificuldades.
(7)  Ó SENHOR Deus, tu foste bom para mim e me protegeste como uma fortaleza nas montanhas. Depois tu te escondeste de mim, e eu fiquei com medo.
(8)  Ó SENHOR Deus, eu te chamei e pedi a tua ajuda.
(9)  Se eu morrer, que lucrarás com isso? Será que os mortos podem te louvar? Será que eles podem anunciar que és fiel?
(10) Ó Deus, escuta-me e tem compaixão de mim! Ajuda-me, ó SENHOR Deus!
(11) Tu mudaste o meu choro em dança alegre, afastaste de mim a tristeza e me cercaste de alegria.
(12)  Por isso, não ficarei calado, mas cantarei louvores a ti. Ó SENHOR, tu és o meu Deus; eu te darei graças para sempre.
Salmos 30:1-12 ARA
(1)  Eu te exaltarei, ó SENHOR, porque tu me livraste e não permitiste que os meus inimigos se regozijassem contra mim.
(2)  SENHOR, meu Deus, clamei a ti por socorro, e tu me saraste.
(3)  SENHOR, da cova fizeste subir a minha alma; preservaste-me a vida para que não descesse à sepultura.
(4)  Salmodiai ao SENHOR, vós que sois seus santos, e dai graças ao seu santo nome.
(5)  Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.
(6)  Quanto a mim, dizia eu na minha prosperidade: jamais serei abalado.
(7)  Tu, SENHOR, por teu favor fizeste permanecer forte a minha montanha; apenas voltaste o rosto, fiquei logo conturbado.
(8)  Por ti, SENHOR, clamei, ao Senhor implorei.
(9)  Que proveito obterás no meu sangue, quando baixo à cova? Louvar-te-á, porventura, o pó? Declarará ele a tua verdade?
(10)  Ouve, SENHOR, e tem compaixão de mim; sê tu, SENHOR, o meu auxílio.
(11)  Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria,
(12)  para que o meu espírito te cante louvores e não se cale. SENHOR, Deus meu, graças te darei para sempre.

Acima, o salmista demonstra para nós um exemplo muito importante que às vezes acontece em nossas vidas e não identificamos.

O autor desse salmo diz que "na prosperidade teve confiança", isto quer dizer, que ele confiava tanto, tinha uma expectativa, uma fé tão grande que nada poderia abalá-lo. 

SEGURO/PROSPERIDADE (v. 6)
hebraico:  שׁלו
Shelev  [sheh'-lev]
Segurança, despreocupação, garantia, fortuna, florescimento, prosperidade

DIFICULDADE/ABALADO (v. 6)
hebraico:  מוט
mô   [mote']
oscilação, indecisão, hesitação, vacilação, tremer, deslizar, escorregar, cair, sair do curso,

Segundo o dicionário, as palavras em hebraico definem bem o entendimento do salmista.

Mas, repare que no verso 7º (à primeira vista) pode-se ver claramente que o cenário muda totalmente.

Deus já não ouvia a oração do salmista (v. 8), o que aconteceu? O que lhe sobreveio?

Da mesma forma como ocorreu com Jó, muitas coisas podem sobrevir até nós.

Não estamos imunes, não estamos livres dos problemas dessa vida.

O que nos dá esperança é que no verso 11 o salmista relata sua trajetória, que antes era de um profundo abismo, agora para alegria. Ele louva ao Senhor por tudo isso. 

Nunca se esqueça de três importantes coisas: 
  
1) CALMARIA PODE TRAZER MOMENTOS DE CRISE
Mateus 8:24 – ARA -  E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia.

Estava tudo bem até então, Jesus curava e expulsava os demônios, até que resolveu se afastar da multidão e entrou num barco. Os discípulos que o seguiam iam junto, porém quando Cristo estava a dormir, uma tempestade sobreveio ao barco. O que aconteceu? Todos já sabem, Cristo acalmou a tempestade.

Muitas vezes, em nossa vida, pode ser que quando está tudo calmo, de repente uma agitação acontece.

Querido(a) leitor(a), não se apavore, Jesus está aí contigo!

2) TESTAR SUA FÉ
1Pedro 4:12 – ARA -  Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo;
1Pedro 4:13  pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.

Pedro nos revela algo grandioso! Temos que ficar contentes ao "dividirmos" o sofrimento. 
A gente se esquece que CRISTIANISMO é sofrimento sim!
Porque na maioria das vezes, nas Igrejas tem se pregado um Evangelho fácil (contaminado). 

3) PERMANEÇA FIRME!
Tiago 1:12  Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.

Oras, se não formos perseverantes, não conseguiremos alcançar nosso alvo (objetivo).
Pense nisso antes de desistir de seu sonho.
Pense nisso antes de desistir de sua família.
Pense nisso antes de desistir de sua Igreja. 

2 comentários:

  1. Fica claro que apartir deste estudo super coerente com a palavra de Deus,entendemos que a prosperidade é um dom de Deus e o senhor prospera na vida dos Cristãos,mas o fato é que Deus não é Deus de barganha ,não é um Deus manipulado pelos seus servos,mas um Deus poderoso Dono do ouro e da prata,de todas as coisas,e somos servos do senhor com o chamado especial para servir,então passamos por aflições,somos provados como ouro no fogo,e tudo é para glória de Deus,para que o senhor nos lapíde mais e mais,a grande pergunda é será que estamos dispostos a ser trabalhados por Deus,ou prescisamos de um subterfúgio como a teologia da prosperidade,para acompanhar o consumismo do sec21,então o justo sim passará por aflição,assim como o desobediente.Jonas na sua dsobediencia dormia o sono da rebeldia enquanto a tempestade assolava.....Jesus dormia o sono da santidade e a tempestade assolava,ambos passaram pela tempestade,mas todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus,e para que a glória de Deus seja manifesta.....

    ResponderExcluir
  2. ótimo comentário, Pr. Muhamad.

    Deus o abençoe.

    Prof. Julio

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...