quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Domingo: Um dia de cada vez - A ansiedade

Domingo, 24/02/13, tivemos mais uma reunião e um sermão muito abençoado na IMeL Rio Preto.

O Pr. Júlio César falou a respeito de um tema muito pertinente: a ansiedade.

Um dia de cada vez

Liturgia:
Mateus 6:31-34 NTLH
(31)  Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida? ” ou “Onde é que vamos arranjar bebida? ” ou “Onde é que vamos arranjar roupas? ”
(32)  Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso.
(33)  Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.
(34)  Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.
Mateus 6:31-34 ARA
(31)  Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
(32)  Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
(33)  buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
(34)  Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

VIVEMOS NUM MUNDO DE ANSIEDADE E PREOCUPAÇÃO

Na perícope acima, Jesus faz uma referência às preocupações humanas, que a própria Bíblia classifica de "tolice". Quando estamos realmente na "vontade de Deus" não temos mais preocupações - mas temos segurança, confiança e conforto.

Filipenses 4:4-6 NTLH
(4)  Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!
(5)  Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo.
(6)  Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
Filipenses 4:4-6 ARA
(4)  Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.
(5)  Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.
(6)  Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.

O QUE A PREOCUPAÇÃO TRAZ:
1) PECADO -> MEDO
2) GERA DOENÇAS
3) TRAZ ESPECULAÇÕES
4) TORNA-SE UM FARDO PESADO
5) PODE SER PEDRA DE TROPEÇO
6) TOLICE, PORQUE NÃO EVITAMOS AQUILO QUE TEMOS QUE PASSAR (ou colher)

A ansiedade é um mal que tem assolado a humanidade. Vivemos num mundo onde cada vez mais os fatos e acontecimentos são "rápidos" (flash - quickly, em inglês). 

O comportamento humano nunca se baseou em tantas informações e atividades ao mesmo tempo. Hoje as crianças ao mesmo tempo em que assistem Tv estão jogando um game portátil, no outro canto um "tablet" na mão e até ouvindo uma música no MP3.

O que isso quer dizer: Que o desafio de nossa época contemporanea é sabermos lidar com o stress, ansiedade, aflição e preocupações.

SÓ TEREMOS VITÓRIA SE:
-DEPOSITARMOS NOSSA FÉ EM DEUS.
-ESTARMOS TRANQUILOS EM TUDO.
-VIVERMOS NA VONTADE DE DEUS.

Salmos 127:1-2 NTLH
(1)  Se o SENHOR Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la. Se o SENHOR não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando.
(2)  Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo.

O irmão Marcos ao final do culto me falou uma frase muito relfexiva:

Ansiedade é excesso de futuro,
Depressão é excesso de passado!

E o nosso presente é Cristo! Viva-o agora. Cada instante.

Um comentário:

  1. A humanidade hoje criou um tipo de idolatria consigo mesmo! Todo homem tem dentro de si uma crença de que se ele não fizer, ou se ele nao correr atras, ou se ele nao sonhar com seu futuro tudo estará perdido e entregue nas mãos do nada. Mas na verdade como Paulo diz, temos que matar o nosso eu, para o que o reino de Deus tenha propósitos e milagres. Devemos nos entregar inteiramente nas mãos do nosso Deus, confiando, acreditando que Ele tem poder e que tudo está em suas mãos. Os sonhos e planos de Deus para nós são maravilhosos, mas a humanidade nao permiti com que ele nos mostre.

    Venha o teu reino e seja feita Tua vontade Deus!

    Abraços,
    Aluno do 1° Semestre do CACP - Jhonatan Novaes

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...