segunda-feira, 8 de outubro de 2012

8 de Outubro de 451 d.C. - Concílio de Caldedônia

Não poderia deixar de registrar essa data tão importante.
Como durante as aulas temos falado sobre o CONCÍLIO DE CALCEDÔNIA, hoje, dia 8 de outubro relembra-se o início dessa importante reunião.

O Concílio de Calcedônia foi um concílio ecuménico que se realizou de 8 de outubro a 1 de novembro de 451 em Calcedónia, uma cidade da Bitínia, na Ásia Menor, frente a Constantinopla.

Foi o quarto dos primeiros sete concílios da história do cristianismo, onde foi repudiada a doutrina de Eutiques relativa ao monofisismo e declarada a dualidade humana e divina de Jesus, a segunda pessoa da Santíssima Trindade.

Foi convocado pelo imperador bizantino Marciano e contou com a participação de 350 bispos (algumas fontes fazem referência a 520 bispos), e tornou-se a assembleia mais importante ocorrida até então na história do Cristianismo.

Ele fora convocado para discutir sobre as duas naturezas de Jesus Cristo e para corrigir os erros e abusos do Concílio de Éfeso (449).

Este concílio encerrou as discussões cristológicas que permearam os três concílios ecumênicos anteriores: Niceia em 325, Constantinopla em 381 e Éfeso em 431. Nesse concílio, rejeitou-se veementemente o monofisismo (a heresia de Eutiques), que negava a natureza humana de Jesus, e prevaleceu a ideia de que em Cristo havia duas naturezas: a humana e a divina.

Quer saber mais, acesse o Wikipedia.

2 comentários:

  1. oi prof eu devia ter lido isto antes monofisismo, sera que a igreja local é onofisismo?

    ResponderExcluir
  2. oi prof eu devia ter lido isto antes monofisismo, sera que a igreja local é onofisismo? Moysés 3º ano

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...