quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vaticinium ex eventu - Profecia depois do fato

Nos livros teológicos, principalmente naqueles mais técnicos e acadêmicos, os quais tratam sobre textos bíblicos proféticos, muitas vezes encontramos o termo "vaticinium ex eventu".

Como estou de férias, então decidi escrever um pouco sobre esse termo, bastante usado no meio doutrinário teológico.

Fazendo o estudo para os Profetas Menores, li pela segunda vez, o Livro Introdução ao Antigo Testamento, dos autores renomados Raymond B. Dillard e Tremper Longman III, isso mesmo é o nome dos autores! da editora Vida Nova.

O mais fascinante é ver que a questão do "vaticinium ex eventu" é muito bem abordada nesse trabalho.

Começando, o termo "vaticinium ex eventu" vem do latim, que traduzindo para nosso português atual significa "profecia feita depois do fato ocorrido".

Em outras palavras, o termo em latim significa que um fato foi pós-dito, ou seja, depois que um determinado acontecimento ocorreu é que a profecia foi escrita.

Se formos analisar os escritos Bíblicos só de forma "espiritual", o "vaticinium ex eventu" jamais poderia existir.

Por exemplo, o Livro de Daniel, segundo os autores acima descritos (pg 317) explicam que para a maioria dos estudiosos teria sido escrito no século II a.C., e portanto, uma obra pseudônima que emprega a profecia depois do fato "vaticinium ex eventu".

Isto quer dizer que o Livro não teria sido escrito no século VI a.C., período em que Daniel viveu, mas sim, séculos depois de sua morte.

Por essa razão, o termo "vaticinium ex eventu" é mais utilizado tão somente na área universitária e acadêmica, visto que sua abrangência na doutrina cotidiana da Igreja não seria apropriada.

O "vaticinium ex eventu" ocorre em livros bíblicos proféticos, em outras palavras, Livros que abordam a temática profética ou escatológica. Por isso o Livro de Daniel, para alguns doutrinadores, é visto como uma obra em que a profecia foi descrita depois do acontecimento em si, por causa da datação da escrita, dos elementos consistentes na obra, que levam os pensadores mais críticos adotarem essa postura.

Um comentário:

  1. Amém,que Deus continue abençoando este trabalho o qual considero coerente e elucidante.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...